Notícias

Vacância de cargos no último ano de mandato exige novas eleições

STF invalidou regras de Pernambuco que afastavam eleições para governador

16 de novembro de 2022

Nelson Jr. / SCO / STF

No caso de dupla vacância dos cargos de governador e vice-governador no último biênio do mandato, decorrente de causas não eleitorais, é imprescindível a realização de novas eleições diretas ou indiretas. O entendimento foi reiterado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em sessão virtual concluída em 28 de outubro. A Corte, por unanimidade, julgou procedente o pedido formulado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7139 para declarar inválidas regras da Constituição do Estado de Pernambuco sobre a matéria.

O parágrafo 4º do artigo 36 da Constituição estadual previa que, em caso de dupla vacância no Executivo local no último ano do mandato, o restante do período seria exercido, sucessivamente, pelo presidente da Assembleia Legislativa e pelo presidente do Tribunal de Justiça. Para o procurador-geral da República, Augusto Aras, a norma afronta a exigência constitucional de eleições para investidura nos cargos.

O colegiado acompanhou o voto do ministro André Mendonça (relator). Ele destacou que não há na Constituição da República regras específicas sobre a forma de provimento do cargo nessas situações, mas o leque de possibilidades que podem ser acolhidas pelos estados e municípios não é absoluto. De acordo com a compreensão da Corte, a supressão de um processo eleitoral para o cargo maior do Poder Executivo, quando definitivamente vago, se afasta do modelo constitucional.

Foto: Nelson Jr. / SCO / STF

Notícias Relacionadas

Notícias

TST marca nova rodada de negociação para discutir piso de enfermagem

Ministro Aloysio Corrêa da Veiga diz que partes estão abertas ao diálogo

Notícias

Transmissora Serra da Mantiqueira S.A recebe liberação para operar

Controlada da Alupar antecipará em aproximadamente oito meses sua energização