Notícias

Tema da redação do Enem destaca envelhecimento do Brasil, que já tem mais de 37 mil pessoas com 100 anos

Censo 2022 mostra que a população idosa cresce em ritmo acelerado enquanto o número de jovens encolhe

Por Redação / 10 de novembro de 2025

Idoso. Foto: Freepik

Foto: Freepik

O tema da redação da prova Enem 2025, “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, que foi aplicada neste domingo (9), reflete uma realidade cada vez mais evidente nos números do Censo Demográfico de 2022: o Brasil está envelhecendo em ritmo acelerado.

Para se ter uma ideia, de acordo com os dados desse Censo mais recente, o país tem 10.570 homens e 27.244 mulheres com 100 anos ou mais de idade — um total de 37.814 brasileiros centenários. Esse número representa um crescimento de 66,8% em comparação com o Censo 2010, quando o país tinha 22.665 centenários. Atualmente, o Brasil contabiliza 203.080.756 habitantes

O novo levantamento também confirma que o número de pessoas idosas cresce rapidamente, enquanto o de jovens encolhe.

Segundo ainda o Censo 2022, o Brasil soma 22,1 milhões de pessoas com 65 anos ou mais, o equivalente a 10,9% da população total de 203 milhões. Esse grupo aumentou 57,4% desde 2010, quando representava 7,4% dos brasileiros.

Já a população com 60 anos ou mais chegou a 32,1 milhões de pessoas (15,6%), um salto de 56% em comparação a 2010. No mesmo período, o número de crianças de até 14 anos caiu de 45,9 milhões (24,1%) para 40,1 milhões (19,8%), uma redução de 12,6%.

Em 1980, apenas 4% dos brasileiros tinham 65 anos ou mais. Hoje, essa fatia mais que dobrou, enquanto o percentual de crianças despencou de 38,2% para 19,8%.

“O envelhecimento populacional representa exatamente a redução da proporção de jovens e o aumento da população mais velha”, destaca o IBGE.

Diferenças regionais e índice de envelhecimento

O envelhecimento não ocorre de forma igual em todo o país. O Norte continua sendo a região mais jovem, com 25,2% da população com até 14 anos, seguido pelo Nordeste (21,1%). Já o Sudeste e o Sul lideram o envelhecimento, com 12,2% e 12,1% de idosos com 65 anos ou mais, respectivamente.

O índice de envelhecimento, que mede o número de pessoas com 65 anos ou mais para cada 100 crianças de 0 a 14 anos, saltou de 30,7 em 2010 para 55,2 em 2022. Quando considerada a população com 60 anos ou mais, o índice chega a 80 idosos para cada 100 crianças — e em estados como Rio Grande do Sul (115) e Rio de Janeiro (105,9), os idosos já são maioria.

A idade mediana do brasileiro também subiu, passando de 29 anos em 2010 para 35 anos em 2022.

População total e diferenças entre homens e mulheres

Do total de 203.080.756 habitantes no Brasil, segundo a apuração do Censo 2022, as mulheres são maioria: 51,5% (104,5 milhões), contra 48,5% de homens (98,5 milhões) — uma diferença de cerca de 6 milhões.

A razão de sexo — número de homens para cada 100 mulheres — caiu de 96,0 em 2010 para 94,2 em 2022. A região Norte apresentou a maior proporção de homens (99,7), mas pela primeira vez, o número de mulheres superou o de homens também nessa região.

O que é o Censo

Realizado a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Demográfico é a principal pesquisa populacional do país. Ele coleta dados sobre idade, sexo, moradia, educação, trabalho e outras condições socioeconômicas, servindo de base para políticas públicas e decisões de investimento.

Embora a Constituição estabeleça a periodicidade decenal, o levantamento pode sofrer atrasos. O Censo anterior foi realizado em 2010, e o previsto para 2020 foi adiado para 2022 devido à pandemia de Covid-19 e cortes orçamentários.

Os resultados de 2022 estão sendo divulgados por etapas, com informações sobre população, domicílios, educação, trabalho e migração sendo publicadas gradualmente ao longo dos últimos meses.

Envelhecimento no centro do debate

O tema do Enem 2025 vem ao encontro desse atual retrato do país. O desafio, apontam especialistas, será garantir políticas públicas que acompanhem o envelhecimento da população, combatendo o preconceito etário (etarismo) e adaptando a sociedade a uma realidade onde os idosos ocupam papel cada vez mais central.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Empresas conseguem limitar penhora de valores em contas bancárias

Corrida ao Judiciário cresceu após a implantação da “teimosinha”

Notícias

STF encerra processos administrativos contra presidente do BC

Investigações sobre offshore de Roberto Campos Neto foram arquivadas