Notícias

Supremo pode mudar entendimento sobre cobrança de contribuição sindical

Gilmar e Barroso defendem recolhimento com base em acordo ou convenção coletivos

18 de abril de 2023

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na última sexta-feira (14), em Plenário Virtual, o julgamento de embargos de declaração no ARE (Agravo em Recurso Extraordinário) 1018459, com o Tema de Repercussão Geral 935, que trata da inconstitucionalidade da contribuição assistencial imposta aos empregados não filiados ao sindicato, por meio de convenção ou acordo coletivos de trabalho.

Embora o STF, em 2017, tenha fixado a tese no sentido de que “é inconstitucional a instituição, por acordo, convenção coletiva ou sentença normativa, de contribuições que se imponham compulsoriamente a empregados da categoria não sindicalizados”, no julgamento retomado agora, os ministros Gilmar Mendes (foto) e Luís Roberto Barroso já votaram pela alteração desse entendimento. E propuseram a seguinte tese: “é constitucional a instituição, por acordo ou convenção coletivos, de contribuições assistenciais a serem impostas a todos os empregados da categoria, ainda que não sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição”.

Segundo o advogado Marcel Augusto Satomi, do escritório Machado Associados, “caso a alteração do entendimento do STF seja confirmada, seria importante que, pelo menos, houvesse a modulação dos efeitos dessa decisão”. “Pois muitas empresas deixaram de efetuar o desconto da contribuição assistencial do salário do empregado e de repassá-la ao sindicato, justamente em razão da tese fixada pelo STF, em 2017, no Tema 935 da Repercussão Geral”. Segundo Satomi, “a ausência da modulação pelo STF traria uma grande insegurança jurídica e geraria uma enxurrada de ações judiciais”.

Yuri Nabeshima, head da área trabalhista do VBD Advogados, surpreendeu-se com a mudança de entendimento do ministro Gilmar Mendes, que já havia votado pela inconstitucionalidade da cobrança de contribuição assistencial a trabalhadores não sindicalizados. “Pesou, para o ministro Gilmar Mendes, as modificações trazidas pela Reforma Trabalhista e o argumento do ministro Roberto Barroso de que a exigência de autorização expressa para cobrança da contribuição sindical impactou fortemente o custeio das entidades sindicais, desequilibrando as forças envolvidas nas negociações coletivas e, consequentemente, pondo em risco o próprio sistema sindical”, avaliou.

Nabeshima, lembra, contudo, que Gilmar, em respeito ao direito de liberdade associativa, entendeu como alternativa ao empregado não sindicalizado a possibilidade de exercer o direito de oposição. “Não obstante seja louvável a preocupação colocada pelo ministro Gilmar Mendes, chancelar a possibilidade de cobrança de contribuições assistenciais de não sindicalizados não parece fazer sentido. Isso acaba sendo uma solução inadequada para “corrigir” o desequilíbrio financeiro às custas do empregado não sindicalizado, que se verá obrigado a apresentar pedido de oposição perante a entidade sindical, mas que por diversas razões deixa de fazê-lo oportunamente”, concluiu a advogada.

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Notícias Relacionadas

Notícias

PF investiga servidores da Abin por suspeita de monitorar celulares

Rede de telefonia teria sido invadida reiteradas vezes

Notícias

Gravação ambiental feita com auxílio do MP deve ter autorização judicial

Para STJ, medida é necessária para evitar que cooperação se torne abusiva