Notícias

Sistema atual de votação é eficaz e seguro, diz advogado

Presidente voltou a defender voto impresso ao falar dos EUA

14 de janeiro de 2021

fabio rodrigues pozzebom agência brasil

Na semana passada, ao comentar a invasão à sede do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, por apoiadores do presidente Donald Trump, Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender o voto impresso

“Se nós não tivermos o voto impresso em [20]22, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos”, disse na ocasião. No mesmo dia, em transmissão ao vivo nas redes sociais, ele defendeu a análise do tema pelo Congresso Nacional.

Em 2015, o então deputado Jair Bolsonaro apresentou uma emenda à minirreforma eleitoral feita naquele ano pedindo a volta do voto impresso. Aprovada no Congresso, a medida acabou considerada inconstitucional pelo STF em 2018. Todos os 10 ministros votantes criticaram a lei e defenderam a segurança da urna eletrônica.

O advogado e cientista político Marcus Vinicius Pessanha, do escritório Nelson Wilians Advogados, disse à CNN que o resultado refletiu uma tendência no ordenamento jurídico brasileiro, de forte endosso ao sistema eletrônico de votação.

“O panorama jurídico em relação ao voto impresso é praticamente pacífico de que o sistema atual é eficaz para garantir a segurança e a liberdade do voto”, disse Pessanha.

“A nossa legislação é bastante concreta no sentido de que a votação no Brasil acontece unicamente através da urna eletrônica”, completou.

 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Polícia pode pedir dados ao Coaf sem autorização judicial

Ministro Cristiano Zanin cassou decisão do Superior Tribunal de Justiça

Notícias

Ação Investimentos ganha processo por danos contra XP

Segundo decisão, corretora rescindiu contrato sem aviso prévio