Notícias

Justiça do Paraná derruba censura à revista Quatro Rodas

Empresa havia conseguido retirar texto do ar após liminar

16 de abril de 2021

A Justiça do Paraná derrubou a censura feita à revista Quatro Rodas em agosto. Os desembargadores do TJ-PR suspenderam liminar concedida em primeira instância em favor da empresa Militec Brasil Importação e Exportação.

A empresa foi alvo de reportagem que mostrava um processo administrativo na Agência Nacional do Petróleo. A ANP investiga o produto Militec 1, vendido como protetor de metais dos veículos. Após a liminar, a reportagem foi tirada do ar.

O escritório Fidalgo Advogados, que defende a Editora Abril, afirmou que a notícia não era “fake news”, como alegou a Militec. Segundo defesa, a informação foi produzida com base em processo administrativo ao qual a empresa ainda responde na ANP.

O TJ do Paraná acatou os argumentos. “Outrossim, do cotejo da matéria jornalística impugnada (seq. 1.5, autos originários), verifico que há veracidade nas informações, consubstanciadas na reprodução e transcrições fiéis tanto do relatório de ensaio quanto do conteúdo da sentença administrativa, bem como referência de que a ausência de regular registro perante o órgão público e a conclusão de que a utilização do produto Militec 1 pode acarretar em “corrosão dos motores”. Logo, a princípio, pelo que temos nos autos até o momento, não se trata de “fake news” como alegado pela agravada. Além disso, dentro de um juízo de cognição sumária, tem-se que a matéria jornalística é objetiva, sem juízo de valor, procurando informar seus leitores sobre o fato apurado no processo administrativo existente na ANP”, afirma a sentença.

Com a decisão do TJ do Paraná, a revista Quatro Rodas já republicou a notícia na íntegra (https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/militec-1-pode-ser-corrosivo-para-o-motor-e-nao-tinha-registro-aponta-anp/).

Notícias Relacionadas

Notícias

Irmão de motorista de aplicativo morto em serviço deve ser indenizado

Para Justiça, empresa deve assumir tanto os lucros como os riscos

Notícias

Posicionamento dúbio do Brasil em relação à Rússia é alvo de críticas

Bolsonaro defende “neutralidade”, mas diplomatas votam a favor de resolução da ONU