Notícias

ITCN debate relação entre desigualdade salarial e maternidade

Caroline Burle (foto), cofundadora da ONG liBertha.org, falará sobre o tema

17 de outubro de 2023

Caroline Burle

O ITCN (Instituto de Estudos Estratégicos de Tecnologia e Ciclo de Numerário) promove nesta quarta-feira (18) o webinar “Mulheres, Dinheiro e Ambiente Corporativo: Desigualdade Salarial, Maternidade e Licença Parental”, a partir das 10h, com transmissão ao vivo em seu canal no YouTube.

Caroline Burle, especialista em governança multissetorial e cofundadora da ONG liBertha.org, é a convidada. A mediação será das advogadas Mariana Chaimovich e Thaís Zappelini, respectivamente legal advisor e consultora de relações governamentais do ITCN.

“Os estudos da Prêmio Nobel de Economia de 2023, Claudia Goldin, sobre o modo como as diferenças de gênero influem na renda e na carreira de homens e mulheres, permitem entender o abismo de remuneração entre pessoas de gêneros diferentes. E a maternidade é um componente extremamente importante neste contexto, seja na remuneração das mães, seja no cenário encontrado por elas logo após terem filhos”, afirma Caroline Burle.

Ainda de acordo com Caroline, recente pesquisa da FGV-Rio, envolvendo cerca de 250 mães com idade entre 24 e 35 anos, mostra que quase 50% das brasileiras são demitidas após a licença-maternidade. Os dados foram colhidos entre 2019 e 2020, e a tendência segue bastante semelhante. Segundo a professora Cecília Machado, responsável pela coordenação da pesquisa, uma maneira de melhorar a situação das mães seria ampliar a política pública relativa à licença parental, permitindo que mães e pais tenham idênticos direitos (trabalhistas inclusive) de cuidar dos filhos.

É justamente por isso que Caroline Burle discutirá temas relacionados à sua atuação como promotora da licença parental, para que haja cada vez mais paridade nesse quesito, no Brasil.

Notícias Relacionadas

Notícias

Retorno de escritórios tem testes e equipes reduzidas

Algumas bancas mantêm trabalho 100% em home office

Notícias

PF não pode seguir investigação após juiz federal declinar competência

No caso analisado, os autos deveriam ter sido remetidos à Polícia Civil