Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O cantor e compositor Gilberto Gil vai processar um padre da Paraíba que ironizou publicamente orações feitas pelo cantor em favor da saúde de sua filha, Preta Gil, que faleceu em agosto. O artista pede indenização de R$ 370 mil por danos morais, acusando o religioso de intolerância e racismo religioso. As informações são do portal G1.
O episódio ocorreu durante uma missa realizada no fim de julho na cidade de Areial, interior da Paraíba, e foi transmitido pelo canal da paróquia nas redes sociais. Na ocasião, o padre debochou da oração feita por Gil aos orixás — entidades centrais de religiões de matriz africana como o Candomblé — e insinuou que a fé do cantor não teve poder para salvar a filha.
“Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê o poder desses orixás que não ressuscitaram Preta Gil?”, disse o padre, durante a homilia.
O religioso ainda fez comentários considerados ofensivos sobre práticas espirituais afro-brasileiras, o que motivou o cantor a notificar extrajudicialmente tanto o padre quanto a Diocese de Campina Grande, exigindo uma retratação pública e medidas disciplinares.
Como nenhuma resposta foi dada após 15 dias, Gil decidiu levar o caso à Justiça. A ação será formalizada nesta terça-feira (14) na Justiça do Rio de Janeiro.
Até a publicação da reportagem do G1, a Diocese de Campina Grande e a Paróquia São José não haviam se manifestado sobre o caso.