Notícias

Gesto associado ao nazismo pode gerar prisão

Demitido da Jovem Pan, comentarista político negou ter feito a saudação “Sieg Heil”

10 de fevereiro de 2022

A Jovem Pan demitiu na quarta-feira (9) o comentarista político Adrilles Jorge após um gesto com a mão direita, associado ao “Sieg Heil”, saudação que remete ao nazismo. O momento ocorreu já no fim do programa “Opinião” enquanto Adrilles falava sobre o caso de Monark, demitido do Flow Podcast por defender a existência de um partido nazista reconhecido por lei.

Adrilles negou que o gesto tenha relação com o nazismo e disse que estava apenas dando “tchau”. O “Sieg Heil” (“Viva a vitória”, em português) era usado em manifestações públicas nazistas nos anos 30.

Ouvida pelo UOL, a advogada constitucionalista Vera Chemim, mestre em administração pública pela FGV (Fundação Getulio Vargas), explicou que qualquer gesto ou palavra que remeta ao nazismo é considerado crime.

“Após ser objeto de investigação, ele pode ser enquadrado no artigo 20 da Lei 7.716 [que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor]. As penas previstas são de reclusão de 2 a 5 anos e multa”, esclareceu. “Trata-se de uma afronta aos valores da Constituição.”

O artigo citado pela advogada define como crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

A lei também prevê pena de dois a cinco anos de reclusão e multa se qualquer um dos crimes for “cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza”.

Notícias Relacionadas

Notícias

PSB contesta no STF trechos da Lei de Alienação Parental

Para partido, dispositivos são utilizados para encobrir abusos e violências domésticas

Notícias

Sistema atual de votação é eficaz e seguro, diz advogado

Presidente voltou a defender voto impresso ao falar dos EUA