Notícias

Flordelis não deverá ser julgada pelo STF

Deputada foi apontada pela polícia como a mandante do assassinato do marido

25 de agosto de 2020

A deputada federal Flordelis Souza (PSD-RJ) foi apontada pela polícia e pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) como a mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. Segundo advogados ouvidos pelo UOL, ela deverá ser julgada por um júri popular e não pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O processo poderá levar até uma década e, se condenada, a parlamentar será presa mesmo que não tenha o mandato cassado pela Câmara dos Deputados.

A advogada constitucionalista Vera Chemim explica que, para dar início ao processo na Justiça, deve haver um encaminhamento na Câmara dos Deputados.

O Ministério Público ou o juiz da primeira instância encaminhará um pedido de autorização à Casa para a abertura do processo. A Mesa Diretora deve enviar o caso para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que tem dez sessões para dar a palavra à deputada.

“Depois disso, a comissão envia seu parecer ao Plenário, que por voto secreto e maioria simples pode conceder a licença para que o processo ocorra em primeira instância”, diz.

Chemim afirma, no entanto, que os parlamentares podem ignorar a decisão de 2018 do Supremo, seguir seu regimento interno e pedir que a Corte julgue o assunto. O mesmo pode ocorrer se a deputada fizer esse pedido. “Se Câmara teimar em mandar para o Supremo, o STF terá de obrigatoriamente encaminhar para o primeiro grau”, diz ela.

 

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

Julgamento sobre cobrança de ITCMD preocupa tributaristas

Decisão pode ter efeitos somente para transferências ocorridas após publicação do acórdão

Notícias

Governo aciona STF contra prorrogação da desoneração da folha

Para AGU, renúncias fiscais foram feitas sem adequada demonstração do impacto financeiro