Notícias

Bancário que pediu demissão receberá PLR proporcional

Para TST, impedir o pagamento a quem pediu desligamento viola a isonomia

28 de junho de 2023

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou um banco ao pagamento proporcional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) a um bancário que pediu demissão. Apesar de a norma coletiva não prever o recebimento da parcela nesses casos, o colegiado concluiu que ela é devida, pois o trabalhador contribuiu, durante um tempo, para o lucro do banco.

O bancário apresentou reclamação trabalhista porque a PLR não havia sido paga junto às verbas rescisórias. O banco, em sua defesa, disse que, segundo a norma coletiva da categoria, o pagamento proporcional da verba só é devido no caso de dispensa imotivada.

A 8ª Vara do Trabalho de São Paulo (SP) negou o pedido do bancário. O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região manteve a decisão, por entender que o recebimento da parcela está impedido pela norma coletiva. Essa restrição, para o TRT, afasta a aplicação da Súmula 451 do TST sobre o processo do bancário. De acordo com o verbete, a PLR é devida mesmo na rescisão contratual antecipada, de forma proporcional, pois o ex-empregado concorreu para os resultados positivos da empresa.

Quebra de isonomia
Entendimento diverso teve a relatora do recurso de revista do trabalhador, ministra Maria Helena Mallmann. Ela votou no sentido de condenar o banco ao pagamento proporcional da parcela PLR. De acordo com a ministra, a Súmula 451 não condiciona o pagamento da parcela à vigência do contrato de trabalho, mas ao fato de o empregado ter contribuído para os resultados da empresa.

Quanto à restrição colocada pela norma coletiva, a relatora destacou que, entre os direitos e as garantias fundamentais previstos no artigo 5º da Constituição Federal, está o da isonomia. E, nesse sentido, a súmula considera que a exclusão do direito ao pagamento da PLR ao empregado que pediu demissão implica ofensa a esse princípio.

A decisão foi unânime. Contudo, o banco apresentou recurso extraordinário para que o STF analise o processo.

*Com informações do TST

Notícias Relacionadas

Notícias

Advogados apoiam rejeição de ADI de Bolsonaro no STF

Em decisão, ministro Marco Aurélio apontou “erro grosseiro”

Notícias

Toffoli julga improcedente ação de Dallagnol contra sanção do CNMP

Para ministro, advertência respeita as competências constitucionais do órgão