Notícias

Alexandre de Moraes mantém data de depoimento de Bolsonaro à PF

Ministro rejeitou adiamento pedido pela defesa do ex-presidente

20 de fevereiro de 2024

Valter Campanato - Agência Brasil Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e manteve para esta quinta-feira (22) seu depoimento à Polícia Federal.

Bolsonaro é um dos alvos da Operação Tempos Veritatis, teve o passaporte apreendido e foi proibido de se comunicar com os demais investigados. Segundo a Polícia Federal, o grupo é suspeito de tentar viabilizar um golpe de estado no Brasil.

A defesa do ex-presidente pedia que ele não prestasse depoimento ou fornecesse declarações adicionais até que fosse garantido o acesso integral aos documentos da operação.

O ministro, ao negar o pedido, destacou que o argumento da defesa não procede. Na segunda-feira, os advogados tiveram acesso integral aos documentos e provas, com exceção ao que diz respeito às diligências em andamento e ao conteúdo da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O que está de acordo com a jurisprudência do STF.

Além disso, Alexandre Moraes observou que o investigado tem o direito de falar no momento que considere adequado ou de permanecer em silêncio parcial ou total, mas não de escolher a data e horário de seu interrogatório.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Lula sanciona lei que aumenta pena para crime de injúria racial

Crime pode ser punido com reclusão de 2 a 5 anos. Antes, pena era de 1 a 3 anos

Notícias

TSE marca para 22 de junho julgamento de ação contra Bolsonaro

Decisão pode determinar inelegibilidade do ex-presidente da República