Notícias

AGU cria Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia

Jorge Messias diz que atuará na retomada da harmonia entre os poderes

3 de janeiro de 2023

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O novo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, anunciou na segunda-feira (2), durante a cerimônia de sua posse, a criação da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia.

De acordo com o ministro, a Procuradoria vai adotar medidas de resposta contra desinformação e em prol da eficácia das políticas públicas. “A AGU será uma instituição chave para o desenvolvimento da administração pública˜, afirmou.

Messias disse que o órgão também atuará na retomada da harmonia entre os poderes. “Ao assumir a AGU, espero dar uma contribuição decisiva para o resgate da nossa democracia com a retomada da harmonia entre os poderes da República. Os ataques a autoridades não serão mais tolerados”, garantiu.

No discurso, o ministro também faz uma avaliação do momento político. Para Messias, o povo soube “recolocar o Brasil no caminho da democracia”.

“Poucas vezes na nossa história, assistimos aos constantes ataques e ameaças aos pilares da nossa democracia. O desrespeito aos direitos humanos, a perseguição política, a censura, os ataques constantes às instituições democráticas, o desmantelamento de políticas públicas, o negacionismo como método, a incitação ao ódio e ao preconceito”, concluiu.

Durante a cerimônia, o ministro foi homenageado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Durante o governo Dilma, Messias atuou como subchefe de assuntos jurídicos da Presidência da República. “Agradeço ao Messias por ter me ajudado a acertar”, declarou.

Atualmente, a AGU atua em aproximadamente 20 milhões de processos e tem contencioso de R$ 800 milhões.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

*Com informações da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

CGU vai rever sigilo de 100 anos de Bolsonaro

Novo ministro, Vinícius Marques de Carvalho diz que houve retrocessos do governo anterior

Notícias

Entidades rejeitam proposta para piso nacional de enfermagem

Categoria ficou de apresentar uma contraproposta até segunda-feira (4)