Notícias

Advogado defende adaptação para nova realidade do mercado de trabalho

Pesquisador e advogado Antonio Carlos Aguiar, sócio do Peixoto & Cury Advogados, fez palestra no TRT-15

19 de maio de 2023

Em palestra na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o professor Antonio Carlos Aguiar, sócio do Peixoto & Cury Advogados e pesquisador do Grupo de Estudos Trabalhistas da Universidade de São Paulo, defendeu a adaptação dos profissionais do Direito que atuam na área para a nova realidade do mercado.

“A figura do advogado trabalhista ou, outra ainda mais estreita, do advogado do reclamante ou do reclamado é uma restrição que não cabe no mundo atual. O profissional do Direito contemporâneo tem que mudar seu mindset. É preciso ter capacidade de pensamento lógico e disruptivo e desenvolver uma visão complexa das coisas”, disse.

A necessidade de profissionais e sindicatos se atualizarem para um mundo que o palestrante chamou de exponencial e não linear foi uma das principais tônicas de sua fala. Um dos exemplos dados pelo professor foi a utilização de cadeia de dados para prevenir litígios.

“Os profissionais e sindicatos têm que unir nexos, trabalharem de maneira não linear para não congestionar a Justiça. Quando o recurso ao Judiciário for inevitável, a petição inicial tem que ser feita com visão ampla, já dialogando com um possível recurso extraordinário ao STF”, destacou Aguiar.

Uma das alternativas apresentadas pelo professor para fortalecimento dos sindicatos foi a atuação como catalisador de coletivos sociais. “A renovação do setor passa pela construção de alternativas que extrapolem os limites definidos pela unicidade, pela categoria profissional ou econômica”, destacou.

“Nosso grande desafio é aplicar a CLT no mundo moderno. Se antigamente o trabalho era esquematizado, hierarquizado e visível, passamos agora para novas formas intangíveis de trabalho”, destacou o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima.

Notícias Relacionadas

Notícias

Bolsonaro veta projeto que limitava responsabilidade de sócios por dívidas

Ele alegou que a desconsideração da personalidade jurídica já está disciplinada

Notícias

TSE e Kwai lançam conteúdo para enfrentamento da desinformação

Plataforma desmistificará temas como fraudes na urna eletrônica e votos em branco e nulos