Notícias

STF acerta ao anular ações de Bretas, dizem advogados

2ª Turma considerou Justiça Federal do Rio incompetente para caso relacionado a Fecomércio

13 de agosto de 2021

STF/Divulgação

Na última terça-feira (10), a 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por 3 votos a 1, que são nulas as ações do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que no ano passado determinou buscas e apreensões em 75 endereços ligados a advogados. A investigação envolve a Fecomércio-RJ e suspeitas de desvios nas entidades do Sistema S. O julgamento era relacionado a uma reclamação constitucional ajuizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O relator da matéria, ministro Gilmar Mendes, votou em abril pela incompetência de Bretas. Posteriormente, o ministro Nunes Marques pediu vista. Na terça, ele acompanhou Gilmar, não conheceu da reclamação, mas propôs a concessão de habeas corpus de ofício para chegar à mesma conclusão de anulação dos atos de Bretas. Mendes concordou com Nunes e ajustou seu voto nesse aspecto.

À ConJur, advogados concordaram com o entendimento da Suprema Corte. Daniel Bialski, mestre em Processo Penal pela PUC-SP e sócio de Bialski Advogados, acredita que o STF “ainda vai ter que examinar muitas questões de abusos, incompetências e vícios absolutos atinentes àquelas operações da Lava Jato efetuadas no Rio de Janeiro”. “Como guardião da Constituição, cabe ao STF esse exame e a correção que felizmente foi reconhecida nesse caso específico”, opina.

Cecilia Mello, sócia do Cecilia Mello Advogados, que atuou por 14 anos como juíza federal no TRF-3, também vê “incompetência absoluta” da Justiça Federal em relação a fatos relacionados ao Sistema S. “A matéria é passível de ser conhecida em habeas corpus e concedida de ofício por refletir grave violação ao direito de defesa.  A discussão jurídica sobre o cabimento ou não da reclamação constitucional por usurpação de competência se dilui quando se tem – em paralelo – um remédio certo e indiscutível: o habeas”, diz.

Nathália Rocha, advogada especializada em Direito Penal Empresarial, sócia do escritório Peresi Rocha Advogados, entende, porém, que não deveria ser necessário que em sua decisão o ministro Gilmar Mendes precisasse lembrar que é prerrogativa dos advogados a inviolabilidade de seu escritório e de sua comunicação com seus clientes. ”Isso não significa que há uma imunidade absoluta para que o advogado pratique crimes. Ao contrário, a prerrogativa zela pelo exercício íntegro do advogado na defesa da liberdade de seu cliente. Quaisquer medidas acusatórias que exasperem o cliente e atinjam o advogado, desamparadas em indícios concretos de conluio ilegal, geram reflexos perniciosos à advocacia. É fundamental desmistificar a enviesada concepção de que o advogado criminal é, em regra, um advogado que pratica crimes”, sustenta.

Daniel Gerber, criminalista, sócio do Daniel Gerber Advogados Associados, entende que foi  acertada a decisão da Suprema Corte ao invalidar os mandados de busca e apreensão genéricos expedidos contra diversos escritórios de advocacia. “Infelizmente, ainda se observa, em primeira instância, uma confusão entre a figura do advogado e aquele que por ele é defendido. Inadmissível que o primeiro se veja atacado, na privacidade de seu escritório, e consequentemente em relação à privacidade de todos os seus demais constituintes por este tipo de confusão”, finaliza.

Foto: STF/Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

Alexandre de Moraes reduz em 90% acervo do gabinete em seis anos

Balanço mostra que número de processos passou de 6.597 para 662 no gabinete

Notícias

Justiça autoriza penhora de aposentadoria para pagar honorários advocatícios

Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho considerou válida a medida