Foto: Freepik
O Supremo Tribunal Federal, em parceria com o Redes Cordiais, realiza o evento Leis e Likes: O Papel do Judiciário e a Influência Digital nesta quarta-feira (13 de agosto) e na quinta-feira (14 de agosto). A segunda edição do encontro – que aconteceu pela primeira vez em agosto de 2024 – vai reunir 26 influenciadoras e influenciadores digitais de diferentes perfis, nichos de conteúdo e regiões do país, além da ministra e de ministros do STF, representantes de entidades jurídicas e da sociedade civil para uma imersão sobre funcionamento da Justiça brasileira e do Estado Democrático de Direito.
Coincidentemente, o evento acontece no momento em que o tema está em alta, depois que o vídeo sobre “adultização” de crianças e adolescentes em conteúdos produzidos na internet, postado pelo influencer Felca, viralizou nas redes sociais e ganhou atenção no Congresso.
A proposta do Leis e Likes é aproximar o Poder Judiciário da sociedade por meio de quem influencia milhões de pessoas nas redes sociais, promovendo uma troca direta com a magistratura sobre temas como polarização, liberdade de expressão, inteligência artificial e combate à desinformação.
Durante a programação, os participantes terão visita guiada ao STF, acompanhamento de uma sessão no Plenário, além de rodas de conversa com os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte.
“Estreitar o diálogo entre as instituições e a sociedade fortalece a democracia. Cidadãos bem informados sobre o funcionamento da Suprema Corte ajudam a impedir a disseminação de mentiras e teorias conspiratórias, tão comuns nos tempos atuais. A segunda edição deste evento certamente levará lições de nossa Constituição para as redes sociais”, afirma o ministro Luís Roberto Barroso.
Para Clara Becker, diretora-executiva do Redes Cordiais, a segunda edição do Leis e Likes reconhece que o debate público passa pelas redes sociais na atualidade. “Reunir criadores de conteúdo com ministros do STF é uma forma potente de aproximar a população do Judiciário e fortalecer a democracia”, destaca a especialista.
O evento conta com o apoio do YouTube, da OAB Nacional e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e com uma parceria do Instituto Justiça e Cidadania (IJC).
Nenhum influencer recebe cachê por sua participação, uma vez que o encontro tem contrapartida 100% social e o STF não custeia as visitas.
Acompanhe o Leis e Likes 2025
Ao longo dos dois dias, os influenciadores são convidados a compartilhar a experiência em tempo real com seus públicos, promovendo transparência, educação cívica e engajamento qualificado.
Acompanhe o Leis e Likes nos perfis oficiais do STF nas redes sociais e por meio dos canais dos participantes confirmados:
@historiasdeterapia (Alexandre Simone e Lucas Galdino)
@anaterra.oli (Anaterra Oliveira)
@antoniotabet (Antonio Tabet)
@beatrisbrantes (Beatris Brantes)
@betaboechat (Beta Boechat)
@umbipolar (Biel Braga)
@cecilia.dassi (Cecília Dassi)
@naoinviabilize (Deia Freitas)
@frednicacio (Fred Nicácio)
@afrocrente (Jackson Augusto)
@jooj (Jooj Natu)
@lailazaid (Laila Zaid)
@luaxavier (Luana Xavier)
@vogalizandoahistoria (Marco Viricimo e Vitor Vogel)
@mizaelsilv (Mizael Silva)
@nandogald (Nando Gald)
@nathfinancas (Nath Finanças)
@pfranca (Pedro Henrique França)
@braidsrafa (Rafa Xavier)
@3palavrinhas (Reinaldo Heleno)
@sabrinafidalgoo (Sabrina Fidalgo)
@profsaradovale (Sara do Vale)
@oyurimarcal (Yuri Marçal)
Fonte: Com informações do STF