Notícias

TCU pede levantamento sobre militares no governo

Corte quer comparar números dos últimos três governos

18 de junho de 2020

Marcos Corrêa/PR

O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou, por unanimidade, pedido para que a Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) do órgão faça um levantamento sobre “o atual quadro de militares, ativos e na reserva, que estariam compondo os cargos civis do governo, neste momento, e apresente comparativo com os últimos três anos”.

O pedido destaca que há um excesso de militares no governo. Segundo o Correio Braziliense, somente no Ministério da Saúde foram nomeados quase 30 fardados no último mês. Estima-se que, no total, quase 3 mil integrantes das Forças Armadas e Forças Auxiliares –– polícias militares e bombeiros — ocupem funções de civis, o que não se viu nem em períodos da ditadura.

Para o constitucionalista Almino Afonso Fernandes. é acertada a decisão do TCU. “E uma vez constatada a ilegalidade na designação de servidores de uma carreira de Estado para outra, aplicar a reprimenda cabível e, inclusive, sobrestar as designações irregulares para determinar o retorno do servidor ao seu órgão de origem”, afirma.

Segundo o criminalista Daniel Gerber, deve, o TCU, preocupar-se com as contas e aqueles que não as entregam adequadamente. “O pedido de explicações não é apenas indevido pelo mérito em si, mas, também, por estar claramente embasado em motivação ideológica e política, mas não funcional”.

Foto: Marcos Correa/PR

Notícias Relacionadas

Notícias

Receitas próprias do Judiciário não entram no teto de gastos do arcabouço fiscal

Decisão do STF foi tomada em sessão virtual encerrada em 11 de abril

Notícias

Regulamentação das apostas on-line traz segurança aos consumidores e ao governo

Conjunto de portarias é passo importante para proteger a exploração das atividades, diz advogada