Notícias

Carneiros Advogados assessora Motorola em processo que resultou em acordo sobre patentes

Caso envolvia o acesso a patentes essenciais do 5G

7 de maio de 2025

O Carneiros Advogados assessora a Motorola no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em discussão envolvendo possível abuso do direito de patente e de posição dominante por parte da Ericsson.

Assessorada pelo ex-conselheiro do Cade Gilvandro Araújo (foto), sócio do Carneiros Advogados, a Motorola representou ao Cade apontando que a Ericsson teria abusado de sua posição dominante ao criar dificuldades para obtenção das licenças necessárias para o acesso a suas patentes essenciais do 5G.

No início de abril, após o caso ter chegado ao Cade, as duas companhias fecharam um acordo global envolvendo o uso das patentes.

Apesar do acordo, o Tribunal do Cade determinou este mês, por unanimidade, que a área técnica dê sequência a uma investigação sobre patente de 5G envolvendo a Ericsson, para apuração de possível infração à ordem econômica, nos termos do voto do conselheiro relator, Gustavo Augusto.

A ata de julgamento foi publicada na quarta-feira (30/4). O relator apontou que a investigação não se encerraria automaticamente com o acordo entre as partes envolvidas, por ser uma questão de ordem pública. Ele entendeu que a restrição ao uso de patentes essenciais de 5G poderia prejudicar a competitividade no mercado de telecomunicações, especialmente no mercado de comunicação por aparelho celular.

Notícias Relacionadas

Notícias

Justiça absolve réu que fez falsificação grosseira de CNH

Para relatora do recurso, documento era incapaz de ludibriar policiais

Notícias

Aposentadoria do marido não impede concessão de benefício à idosa

Para Justiça, valor recebido pelo homem não deve ser considerado no cálculo da renda familiar