Notícias

STF institui gabinete para reconstrução do Plenário da Corte

Edifício-sede foi destruído por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro

11 de janeiro de 2023

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Rosa Weber, instituiu, na terça-feira (10), o gabinete extraordinário para reconstrução do Plenário da Corte.

Por meio da Portaria 14/2023, Weber explica que a providência foi tomada diante da destruição do edifício-sede do STF, no domingo (8), por terroristas. Também leva em consideração a diretriz “da proteção jurisdicional da Constituição e da integridade do regime democrático”, constante do plano estratégico de sua gestão para 2022/2023, e o fato de competir ao Supremo, precipuamente, a guarda da Constituição .

O gabinete extraordinário funcionará diariamente na sede do STF até a entrega do Plenário da Corte no dia 1º/2 e não acarretará custos para os cofres públicos. O grupo será composto por representantes de diversas áreas do Tribunal, bem como de órgãos públicos e de instituições civis com expertise, sob a coordenação conjunta da chefe de gabinete da Presidência, do diretor-geral da Secretaria do Tribunal e do secretário-geral da Presidência. O rol de integrantes constará de processo administrativo próprio.

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Notícias Relacionadas

Notícias

José Miguel Garcia Medina comenta mudanças na Constituição

Obra do professor também traz material complementar em formato digital

Notícias

Apenas provas robustas justificam saída de Witzel, dizem advogados

Decisão do STF ocorreu de forma monocrática e sem ouvir acusado