Notícias

Uso de redes sociais por advogados requer planejamento, diz especialista

Aline Bak recomenda variação de formatos e definição de público-alvo

28 de abril de 2022

A OAB aprovou no ano passado as novas regras de publicidade para a advocacia, atualizando as normas sobre o uso da internet e das redes sociais pelos advogados.

A especialista em marketing digital Aline Bak afirma que, com a regulamentação, é possível que os profissionais tenham seus perfis nas redes sociais e produzam conteúdos informativos. “Vale a pena propor uma conversa com os seguidores, mas respeitando-se os limites das regras da OAB, claro”, diz.

Bak destaca algumas estratégias para advogados que buscam ganhar autoridade e se tornar referência nas suas redes sociais. “É essencial escolher as melhores redes sociais e saber o que postar em cada uma”, diz. “Enquanto o Instagram deve ser explorado para a produção de conteúdos informativos e de valor, o LinkedIn pode ser utilizado para a publicação de artigos e para o fortalecimento de imagem no geral”, opina.

A especialista diz que, para o profissional de Direito se tornar um criador de conteúdo, é fundamental que se estabeleça um nicho de atuação específico nas mídias sociais. “Ao escolher uma vertente dentro do meio jurídico, isso traz especialização, o que garante um conteúdo personalizado, com credibilidade e que não é definido de maneira genérica “, avalia. “Quanto mais e focado, mais presença e confiança o profissional passará para as pessoas que acompanham o seu perfil”, complementa.

Ainda segundo Bak, é necessário construir um plano de comunicação para as redes sociais, definindo a periodicidade das postagens e a linguagem que vai utilizar com os seguidores. “Daí em diante, o próximo passo é o planejamento de posts e conteúdo”, diz. “Quando se faz essa lição de casa, o perfil fica mais coeso e organizado, e, como consequência, as postagens vão fluir melhor, o que vai também engajar mais o público”, comenta.

 PÚBLICO-ALVO

“Ao focar bem no potencial cliente, o profissional consegue segmentar seu conteúdo e, consequentemente, construir postagens direcionadas e que vão dar maior destaque para sua conta”, orienta Aline. Ela defende ainda a variação nos formatos. “É interessante alternar a forma da entrega de conteúdo para que o perfil tenha o papel de uma revista eletrônica; ou seja, precisa haver dinamismo”, explica. “Eu recomendo conteúdos que mostrem bastidores, respondam a dúvidas do público-alvo, e, ainda, forneçam dicas de utilidade pública. Esse tipo de abordagem, sempre respeitando a regulamentação da OAB, claro, costuma funcionar muito bem nas mídias sociais dos escritórios de advocacia”.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

STF pode validar imposto sobre heranças transmitidas no exterior

Toffoli diz que leis estaduais que tratam do assunto são inconstitucionais

Notícias

STF decide que OAB não é obrigada a prestar contas ao TCU

Anuidades cobradas dos advogados não têm natureza tributária, diz Corte