Notícias

Professor Justino de Oliveira lança livro em Brasília

“A arte de se inspirar: uma semibiografia no Direito” retrata trajetória do jurista

5 de dezembro de 2023

Justino

O jurista Gustavo Justino de Oliveira, professor de Direito Administrativo da USP e do IDP (Brasília), lança nesta terça-feira (5) o livro “A arte de se inspirar: uma semibiografia no Direito”, publicado pela editora Amanuense. O evento será aberto ao público, a partir das 18h, na Biblioteca do Senado Federal.

A obra retrata, de forma lúdica e afetiva, a trajetória profissional e acadêmica de Gustavo Justino de Oliveira, provocando reflexões úteis sobre a construção de carreiras, especialmente no Direito. O livro já está à venda nos sites da Amanuense (www.amanuense.com.br) e da Amazon.

Na obra, Justino traz detalhes de sua vida pessoal, revelando como esta se entrelaça à vida profissional. O leitor é assim convidado a pensar nas formas nem sempre óbvias com que as questões privadas afetam as escolhas e destinos de carreira, e vice-versa. Com 32 anos de uma trajetória profissional de destaque, incluindo um amplo histórico de atuação no setor público e privado e produção acadêmica em várias áreas, Justino relata, por meio de sua própria experiência, a realidade de quem vive das leis e da Justiça.

Formação

Entre os fatos narrados estão a graduação em Direito, um pouco “por acaso”, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) no fim dos anos 1980; a dedicação à música e a difícil decisão de abandonar um futuro como pianista profissional para tornar-se advogado; o esforço para conciliar estudo com trabalho; a conquista do primeiro lugar no concurso para procurador do Estado do Paraná; e a coragem para, mais tarde, deixar a estabilidade da carreira pública para trilhar caminhos até então incertos como jurista. A conclusão do autor é que, para produzir uma carreira consistente, é preciso, sobretudo, inspiração.

Justino completou 27 anos de magistério em 2023, 15 deles como docente na USP. É sócio fundador do Justino de Oliveira Advogados, escritório focado na solução de conflitos, na arbitragem e no direito público, que comemora seu 25º aniversário no ano que vem.

Nessa trajetória, o jurista seguiu alguns passos que podem ser úteis a cada profissional que esteja trilhando sua carreira. Entre eles, conversar com colegas mais experientes antes de escolher um rumo profissional; renunciar conscientemente a algumas coisas para se atingir outras, mas abrindo espaço, ou “ilhas”, para momentos de lazer; comemorar cada conquista e colher os frutos delas, aproveitando ao máximo e divulgando os bons resultados; e dividir com outros o sucesso, reconhecendo expressamente quem participou do processo.

Além da narrativa

“O livro é para todas e todos se inspirarem. Vai além da narrativa de um ator do Direito. Permite-nos reconhecer a importância e a contribuição das pessoas no percurso da vida, que transcorre entre sutilezas, afetos, parcerias e reconhecimentos. O autor valoriza as pessoas e suas potencialidades. Isso torna ainda mais significativa a sua história”, afirma Marleth Reis, produtora do projeto editorial do livro. “Muitas são as possibilidades de ler ‘A arte de se inspirar’, uma delas é pelo olhar: rever e ressignificar a nossa própria história de vida. Se temos consciência, temos escolhas”, acrescenta.

“O livro retrata uma trajetória pouco comum na área jurídica, um caminho heterodoxo movido menos pelo pragmatismo e mais pela intuição e pela inspiração. Mas revela também que a intuição só funciona quando você tem uma direção, um norte, ainda que durante o percurso seja necessário remanejar sua rota, repensar, se reinventar”, afirma Rodrigo Haidar, editor na Amanuense Livros.

A obra “A arte de se inspirar” traz sugestões de aperfeiçoamento ao modelo de ensino convencional do Direito, baseado em conteúdos, que não dá conta de um mundo complexo e em mutação constante. Justino apresenta como resposta a esse impasse o conceito de “mentoria”, pelo qual o aprendizado vem do próprio aluno em interação com quem tem experiência, já fez sua história e passou pelos próprios erros e acertos.

A obra de Justino é uma homenagem ao Direito e a quem busca trilhar o seu caminho sem se perder de si mesmo. Em tempos de incerteza, o livro traz a lição de que a resposta está nas pessoas. Cada um tem a sua trajetória. Mas a busca, esta é universal.

Serviço

Evento: Lançamento do livro “A arte de se inspirar: uma semibiografia no direito”, de Gustavo Justino de Oliveira, publicado pela Editora Amanuense

Quando: 5 de dezembro, às 18h

Onde: Na Biblioteca do Senado Federal

Disponível em: sites da Amanuense (www.amanuense.com.br) e da Amazon

Autor: Gustavo Henrique Justino Oliveira é graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor em Direito Administrativo pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela faculdade de Direito de Coimbra, pelo Instituto Max Planck e pela Universidade de Amsterdam. Foi procurador do Estado do Paraná por 15 anos e hoje é advogado, sócio fundador do Justino de Oliveira Advogados, e professor de Direito Administrativo da USP e do IDP (Brasília).

 

 

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Crime de importunação sexual pode resultar em prisão

Advogada explica que modalidade foi incluída na legislação em 2018 para preencher lacuna

Notícias

NWADV vai auxiliar empresas na implantação de estratégias ESG

Deixar de tratar dessas questões pode ser prejudicial aos negócios, diz advogado