Notícias

OAB SP promove capacitação em eproc para transição eficiente

Formação qualifica a substituição do e-SAJ pelo novo sistema

26 de março de 2025

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), deu início ao programa de capacitação para o uso do eproc, nova plataforma que substituirá gradualmente o e-SAJ no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Na última sexta-feira (21), a turma de capacitores foi treinada na sede da ESA, com a participação de 56 advogados que atuarão como multiplicadores em todas as subseções do estado.

O diretor-tesoureiro da OAB SP, que também é o coordenador do projeto, Alexandre de Sá Domingues, destacou a importância da iniciativa. “A OAB SP não poderia ficar de fora desse momento de mudança. Nosso compromisso é garantir que os advogados tenham acesso a um sistema mais moderno e eficiente, que solucione gargalos enfrentados com o e-SAJ e melhore a rotina da advocacia”, pontuou.

Os conselheiros secionais, Leopoldo Luis Lima, Rodrigo Prates e Natália Soares, integram o grupo de trabalho sobre as capacitações ao lado do presidente da OAB Santo Amaro, Alexandre Fanti. Responsável pela capacitação dos multiplicadores do eproc, Fanti ressaltou que a adaptação ao novo sistema pode gerar dúvidas iniciais, mas a plataforma foi desenvolvida para facilitar o dia a dia dos profissionais do Direito. “Quando demonstramos o eproc na prática, os advogados percebem como ele elimina dificuldades e oferece soluções mais ágeis”, destacou.

Como próximos passos, os advogados capacitados levarão o treinamento para as 257 subseções do estado, garantindo que a advocacia paulista tenha acesso ao conhecimento necessário para operar o eproc. A aquisição do curso pode ser feita com o programa “Anuidade de volta”. Além disso, o programa “OAB Vai até Você” promoverá oficinas regionais sobre a nova plataforma.

A capacitação contou, ainda, com a presença de representantes do TJSP, Paula Naval, Felipe Albertini Nani Viaro e Bruno Moratti. Os magistrados puderam mostrar o sistema na prática e apresentar as justificativas de mudança por parte do Tribunal. Também esteve presente Glaucia Camargos Campolina Ferreira, diretora de inovação e tecnologia da OAB MG, que apresentou um pouco da realidade vivida por Minas Gerais durante a mudança de sistema.

A OAB SP reforça a importância da participação dos advogados nos cursos e oficinas para uma transição tranquila. A programação completa das capacitações pode ser acompanhada no site da entidade.

Notícias Relacionadas

Notícias

Câmara dos Deputados flexibiliza regras para licitações

Texto autoriza disputa fechada, onde propostas não têm valores divulgados

Notícias

Mendes rejeita recursos sobre descriminalização do porte de maconha

Ministério Público e Defensoria Pública de SP pedem esclarecimentos sobre tema