Notícias

Mesmo informal, ‘festa da firma’ é evento corporativo, lembra advogado

Confraternização também tem responsabilidades trabalhistas

22 de dezembro de 2023

festa, danceteria, show

O final do ano chegou e com ele as festas para celebrarmos as conquistas, esquecermos dos perrengues e fortalecermos os vínculos entre pessoas. Nesse momento de confraternização, porém, é crucial lembrarmos de alguns direitos e responsabilidades trabalhistas durante esses eventos. O advogado da área trabalhista do Peixoto & Cury Advogados, Marcel Tadeu Alves da Silva, esclarece pontos desconhecidos de alguns colaboradores:

Se a festa passar da jornada de trabalho a empresa deve computar horas extras 

Pouco lembrado, mas imposto, se a participação na festa de final de ano for obrigatória, o tempo gasto pelos empregados será considerado como de trabalho. Portanto, ultrapassada a jornada normal, e não compensadas as horas adicionais, o pagamento das horas extras será necessário.

Segurança dos colaboradores deve ser assegurada durante toda a festa

Condição indispensável, a segurança deve ser garantida durante toda a festa. Isso inclui fornecer transporte seguro se houver consumo de álcool e garantir que o local do evento esteja em conformidade com as normas de segurança.

Prêmios e bônus distribuídos em festas podem estar sujeitos a impostos

Se a empresa oferecer prêmios ou bônus durante a festa, vale lembrar que a depender da forma e tipo eles podem ser considerados como parte da remuneração e, desse modo, sujeitos a impostos.

Festa de final de ano é uma festa corporativa, mantenha a conduta profissional

Embora as festas de final de ano sejam mais informais, é preciso sempre lembrar que se trata de evento corporativo. Portanto, espera-se dos participantes um comportamento profissional. Qualquer forma de assédio ou discriminação deve ser tratada de acordo com as políticas da empresa. Lembrar-se da cultura organizacional e dos valores da empresa é uma boa medida para se divertir em sintonia como os padrões de conduta aplicáveis.

Lembre-se de que as festas corporativas são uma excelente oportunidade de confraternização, mas uma extensão do ambiente de trabalho, e seu comportamento pode impactar sua imagem profissional. Portanto, para além da diversão é manter a abordagem profissional é mais do que recomendável.

Notícias Relacionadas

Notícias

CDC trouxe avanços, mas ainda há desafios, dizem advogados 

Legislação consumerista deve se adaptar aos novos tempos

Notícias

Advogada analisa novas configurações familiares em livro

Autora destaca direitos e limitações de uniões homoafetivas, trisais e outras composições