Notícias

Marco Legal dos jogos eletrônicos promove avanços, mas omite definições importantes

Daniel Becker, especialista em Regulação de Novas Tecnologias, analisou projeto

12 de abril de 2024

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (9/4), o Projeto de Lei nº 2.796/2021, que cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos. O texto agora aguarda sanção da Presidência da República. Para o especialista Daniel Becker, diretor de Novas Tecnologias no Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem e membro das Comissões de 5G e Assuntos Legislativos da OAB-RJ, o texto é superficial em diversos pontos e os objetivos da futura nova lei só se cumprirão com fiscalização efetiva.

“Embora os incentivos fiscais e benefícios propostos sejam louváveis, só se tornarão reais com implementação e fiscalização eficaz, direcionando os recursos de forma transparente para impulsionar o crescimento da indústria nacional”, argumenta.

O PL cria a possibilidade de empresas receberem fomento da Lei Rouanet, criando meios para estimular a produção e coprodução de jogos eletrônicos brasileiros independentes. A ideia da proposta foi promover a indústria nacional de jogos eletrônicos e a formação profissional no setor. Além disso, o texto traz definições para a fabricação, importação, comercialização e desenvolvimento dos jogos eletrônicos. O tema é considerado uma das pautas prioritárias para o Ministério da Cultura.

Segundo Daniel Becker, sócio do BBL Advogados e especialista em Regulação de Novas Tecnologias, a  aprovação representa avanço regulatório significativo no panorama nacional, reconhecendo a importância econômica e cultural desse setor. Mas o texto ainda tem lacunas que requerem atenção para se garantir um desenvolvimento sustentável, ético e inovador na indústria de games.

Becker alerta para a necessidade de evitar que conceitos genéricos do texto deem margem para interpretações errôneas, e cita o exemplo da classificação de fantasy games. “O risco é de exclusão de uma parcela significativa de títulos e gêneros, o que prejudicaria a diversidade e inovação do setor”.

Conteúdos inadequados

O PL 2.796/2021 considera ainda livre a fabricação, importação, comercialização, desenvolvimento e o uso comercial de jogos eletrônicos. O Estado deverá fazer a classificação etária indicativa dos jogos, mas não será necessária autorização para o desenvolvimento e a exploração. Já as ferramentas de compras dentro dos jogos deverão restringir transações comerciais por crianças, que precisam contar com o consentimento dos responsáveis.

Jogos voltados para crianças e adolescentes com interação entre usuários via texto, áudio ou troca de conteúdos também deverão oferecer salvaguardas para proteger os usuários, como sistemas de reclamações e denúncias. Os termos de uso proibirão práticas que violem os direitos de crianças e adolescentes, e as ferramentas de supervisão e moderação parental terão que ser atualizadas periodicamente.

Para Daniel Becker, o Marco Legal peca ao abordar, de forma pouco eficaz, as questões relacionadas à proteção de crianças e adolescentes. “O PL precisa ser mais claro e assertivo quanto às medidas de segurança e restrição de conteúdos inadequados para essa faixa etária, especialmente em jogos multiplayer online, onde há interação com usuários de diferentes idades”, afirma. Outro ponto crítico, segundo ele, diz respeito à falta de orientações claras sobre funcionalidades específicas nos jogos que possam impactar diretamente crianças e adolescentes, como compras, propaganda direcionada e mecanismos baseados em sorte.

“Embora o texto reconheça a importância da inovação e do desenvolvimento de jogos brasileiros, é importante ir além de medidas genéricas e investir em iniciativas concretas para estimular a criatividade e a competitividade da indústria nacional”, diz o advogado. “Há falta de flexibilidade da normativa para empresas de jogos de menor porte, que demandam mecanismos de apoio específicos, como acesso a financiamentos e incentivos fiscais personalizados”.

Daniel Becker alerta que o marco legal não pode ser um documento estático e o legislador deve acompanhar a evolução dessa indústria e as demandas da sociedade. “O debate deve adotar um tom experimentalista e pedagógico, com  diálogo aberto e inclusivo para todas as partes interessadas, desde representantes da indústria de jogos até especialistas em educação e desenvolvimento infantil e organizações da sociedade civil”, avalia. “Num recorte micro, o foco deve ser a promoção de práticas educativas e de conscientização, para criar um ambiente seguro para os jovens jogadores. Já no recorte macro, o objetivo deve ser o fomento tecnológico e econômico, em vez da adoção cada vez mais tradicional no Brasil de um ‘approach punitivo’.”

Com informações da Agência Câmara.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Forma de propagação de fake news pode agravar crime, diz advogada

Estrutura organizada e hierarquizada pode comprovar formação de organização criminosa

Notícias

Governo estuda modelo de contribuição previdenciária para entregadores

Projeto de lei poderá trazer maior segurança jurídica e financeira, diz advogado