Notícias

Juros altos e crise levam à disparada de pedidos de recuperação judicial 

Requerimentos apresentados à Justiça subiram 52% no primeiro semestre

27 de julho de 2023

A crise econômica dos últimos três anos motivada pela pandemia da Covid-19, retração do PIB (Produto Interno Bruto), alta taxa de juros e o comportamento da inflação levaram a uma disparada nos pedidos de recuperação judicial, na avaliação de especialistas em Direito Empresarial. Só no primeiro semestre deste ano, foram 593 requerimentos ingressados na Justiça, segundo levantamento da Serasa Experian. Esse total representa um aumento de 52,1% em relação a igual período de 2022, quando houve 390 solicitações do gênero.

O volume de pedidos apresentados na primeira metade de 2023 só perde para o registrado em 2020, quando houve 601 pedidos em igual época. Os dados mostram que a maioria dos requerimentos do gênero ocorreu no setor de serviços, com 261. Depois aparecem o comércio (168), indústria (112) e o segmento primário (52).

“O aumento nos pedidos de recuperação judicial tem atingido não só grandes empresas, mas também as corporações de todos os portes nos mais variados seguimentos e ramos de atuação”, avalia Filipe Denki, advogado especializado em Direito Empresarial e Recuperação Judicial e sócio do escritório Lara Martins.

O especialista destaca que esse crescimento dos pedidos de recuperação judicial trará impactos negativos à economia brasileira. “Os pedidos de recuperação judicial que estavam represados durante os primeiros anos de pandemia agora estão sendo propostos. Somente no mês de maio tivemos um aumento de 105,2% se comparado ao mesmo período do ano passado”, ressalta o advogado.

Para o segundo semestre, o advogado acredita que novos pedidos dessa natureza devem ser apresentados, se esse contexto econômico permanecer da mesma forma.

Notícias Relacionadas

Notícias

Cultivo de cannabis com fins medicinais ganha força com decisões do STJ

Ministros vêm aplicando precedentes e concedendo habeas corpus a pacientes

Notícias

Mais investidores recolhem imposto com multa e juros

Movimento é reflexo do maior número de pessoas físicas com conta aberta na B3