Notícias

Ex-juíza faz debate sobre saúde mental em livro

Eliane Oliveira conta em obra como superou a depressão 

22 de março de 2022

Mergulhada em uma rotina dedicada ao exercício da magistratura, em 2012, a ex-juíza de Direito Eliane Oliveira desenvolveu um quadro de depressão severa que a paralisou completamente. Atormentada por um vazio interior e sem forças para sair do próprio quarto, ela perdeu 35 quilos, se afastou do trabalho e viu sua felicidade ir embora.

Durante sete meses, Eliane lutou para encontrar um sentido para continuar vivendo. Com ajuda profissional, se reestabeleceu e redescobriu uma antiga paixão: a escrita. Por alguns anos, ela manteve uma página on-line onde publicava seus textos assinados com um pseudônimo.

Como magistrada, responsável por sentenças que mudavam vidas, Eliane não poderia se expor tão abertamente. “Para julgar os outros, você não pode ser julgada”, comenta ao lembrar dos anos quando cada passo seu era vigiado por quem conhecia a natureza de seu trabalho.

A história de superação de Eliane foi a inspiração para “Um Caso de Bipolaridade”, livro que vai além da própria experiência da autora com a depressão. Instigada a promover o debate sobre diferentes doenças relacionadas à saúde mental, ela iniciou uma intensa pesquisa sobre o transtorno bipolar. A condição é caracterizada pela alternância súbita de humor, marcada por episódios de euforia e depressão, mal que a autora conhece bem.

Para a ex-juíza, a obra representa o fim de um ciclo de doença e cura. “Inicialmente eu nem pensava em divulgá-lo, por ser uma lembrança dolorosa demais, mas depois pensei em quantas pessoas passaram pelo que passei, sem sequer identificar seu problema para procurar ajuda. É minha missão colocar o assunto em pauta, já que os transtornos mentais são vistos sob a ótica de pouca informação e muito preconceito”, declara.

Ficha técnica

Livro: Um Caso de Bipolaridade – A roda-viva de se conviver com o transtorno bipolar
Autora: Eliane Oliveira
ISBN: 9786589972198
Páginas: 71
Preço: R$ 54,71 (físico), R$ 28,95 (ebook)
Onde encontrar: Clube de Autores e Amazon

Notícias Relacionadas

Notícias

Contribuintes conseguem isenção de ITCMD sobre usufruto de bem

Decisões de São Paulo e Minas Gerais liberaram famílias do pagamento

Notícias

Investigados tentam utilizar Lei de Improbidade para evitar sanções

Novas regras processuais se aplicam de imediato, diz advogada

Send this to a friend