Notícias

Câmara pode votar na quarta PL que trata de fake news

Texto, que tramita desde 2020, não é unanimidade na Casa

24 de abril de 2023

A Câmara pode votar na quarta-feira (26) a urgência e o mérito do projeto que trata do combate às fake news e regulamenta as redes sociais. O texto, que tramita desde 2020, está em negociação com o relator, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Ele trata, por exemplo, de responsabilização, transparência, monetização e impulsionamento de conteúdo. Na prática, a proposta fala em moderação: pretende ampliar a lista de conteúdo que deve ser retirada do ar antes de uma determinação judicial.

O projeto deixa bem claro o que é uma conta identificada ou uma inautêntica, que é aquela que simula a identidade de outra pessoa para enganar o público; diz também o que é uma rede de distribuição artificial ou uma conta automatizada, que é aquela gerida por programa de computador – são os robôs. E também define o que é encaminhamento em massa de mensagens, no caso aquelas que são enviadas por mais de cinco usuários no intervalo de até 15 dias para múltiplos destinatários.

O texto fala ainda das responsabilidades dos provedores. A proposta prevê, ainda, a criação de um Conselho de Transparência e Responsabilidade na Internet, composto por 21 conselheiros – entre eles, representantes do Legislativo, do Conselho Nacional de Justiça, do Comitê Gestor da Internet no Brasil e da sociedade civil.

Mesmo com a possibilidade da votação da urgência e do mérito nesta semana, o texto não é unanimidade na Câmara. Tanto é que parlamentares de partidos como PSOL, PDT e União Brasil apresentaram requerimentos pedido a criação de uma comissão especial para que o texto tenha mais tempo de ser discutido na Casa.

*Com informações da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Carf suspende sessões de julgamento por falta de quórum

Paralisação foi causada por greve de auditores

Notícias

Sentença pode ser suspensa em caso de intervenção em entidade

Terceira Turma do STJ deu parcial provimento ao recurso especial de uma entidade