Notícias

Barroso autoriza transporte gratuito no 2º turno

Para ministro, prefeituras e empresas não podem ser alvo de punição eleitoral ou por improbidade

19 de outubro de 2022

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso liberou nesta terça-feira (18) prefeituras e empresas concessionárias para oferecerem, voluntariamente, o serviço de transporte público de forma gratuita no segundo turno das eleições, no dia 30 de outubro, sem que por este motivo sejam alvo de punições eleitorais ou por improbidade. O magistrado completou que se trata da garantia constitucional do direito de voto e, por isso, não pode haver qualquer discriminação de posição política.

Barroso atendeu pedido de esclarecimento feito pelo partido Rede Sustentabilidade, que apresentou ainda novos pleitos no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1013. Na ação, o ministro havia determinado, no primeiro turno das eleições, que fosse mantido o transporte em níveis normais no domingo da votação.

O ministro não atendeu o novo pleito para obrigatoriedade de concessão do serviço gratuitamente em todo o país no segundo turno. No entanto, ratificou o entendimento de que o transporte público deve ser mantido em níveis normais, acrescentando que os gestores podem sofrer crime de responsabilidade caso descumpram. E frisou que os municípios que já forneciam o transporte gratuito em domingos ou dias de eleição não podem interromper o serviço ou a gratuidade em 30 de outubro.

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Notícias Relacionadas

Notícias

Marco Aurélio anuncia que se aposentará no dia 5 de julho

Ministro deixará o cargo sete dias antes de completar 75 anos

Notícias

PL autoriza dedução de despesas com educação pelo empregador

Proposta do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) aguarda apreciação do Plenário