Notícias

Alexandre de Moraes afasta Ibaneis Rocha do governo do DF

Ministro também determinou a dissolução de acampamentos nas imediações dos quartéis

9 de janeiro de 2023

Ibaneis Rocha - Agência Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afastou Ibaneis Rocha do cargo de governador do Distrito Federal pelo prazo inicial de 90 dias.

Em decisão na noite de domingo (8), o ministro determinou a dissolução, em 24 horas, dos acampamentos realizados nas imediações dos quartéis generais e unidades militares, a desocupação das vias e prédios públicos em todo o território nacional e a apreensão de ônibus que trouxeram terroristas para o Distrito Federal.

As medidas foram tomadas após pedidos da Advocacia-Geral da União (AGU), do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, diante da prática de atos terroristas contra a democracia e as instituições brasileiras ocorridos na capital neste domingo, quando vândalos invadiram e depredaram os prédios do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.

Em relação ao governador do DF, o ministro verificou que a conduta de Ibaneis Rocha se mostrou “dolosamente omissiva”, pois, além de dar declarações defendendo uma falsa “livre manifestação política em Brasília”, mesmo ciente por todas as redes que ataques às instituições e seus membros seriam realizados, também ignorou os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante aos realizados nos últimos dois anos em 7 de setembro.

“Absolutamente nada justifica a omissão e conivência do secretário de Segurança Pública e do governador do Distrito Federal com criminosos que, previamente, anunciaram que praticariam atos violentos contra os Poderes constituídos”, afirmou.

*Com informações do STF

Notícias Relacionadas

Notícias

Inquirimento de testemunhas sem a presença do MP anula processo

Para STJ, juiz de direito fez as vezes do promotor de Justiça

Notícias

Advogados defendem modulação em julgamento sobre contribuições devidas a terceiros

1ª Seção do STJ deve retomar nesta quarta (13) julgamento sobre o assunto