Notícias

EUA aumentam prazo que imigrantes poderão trabalhar com autorização vencida

Período passou de 180 para 540 dias. Medida é temporária

6 de maio de 2022

Imigrantes que residem e trabalham nos Estados Unidos, a partir de agora, terão 540 dias de validade em suas permissões de trabalho após a data de vencimento da autorização. O prazo anterior era de 180 dias.

O anúncio foi feito pela US Citizenship and Immigration Services – USCIS na última terça-feira (3), entrando em vigor no dia seguinte.

De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, alguns motivos fizeram com que o USCIS tomasse essa decisão. “Os diretores da instituição chegaram à conclusão de que 180 dias de extensão automática eram insuficientes. Mas vale lembrar que a regra é de cunho temporário, trazendo segurança para que estrangeiros possam continuar trabalhando legalmente nos Estados Unidos até a emissão de um novo cartão”, relata.

Os solicitantes de EAD que se enquadram na medida são estrangeiros com processos de asilo, refugiados, pessoas com o status de proteção temporária (TPS), cônjuges de portadores de L1, solicitantes de ajuste de status, solicitantes de VAWA, entre outras modalidades.

Para Kris Lee, sócia-gerente e advogada americana da LeeToledo PLLC, a crise causada pela Covid-19 foi um dos fatores que atrasaram a renovação das autorizações de trabalho nos Estados Unidos. “A pandemia obrigou o USCIS a acumular um número significativo de casos pendentes, levando mais tempo do que o habitual para realizar a renovação ou cancelamento das permissões. No ano de 2021 foi registrado um aumento repentino nos pedidos de renovação, atrasando ainda mais esse processo”, comenta.

Para a advogada, a medida acontece em um momento oportuno para o país. “Atualmente, os EUA sofre com a escassez de mão de obra, a ponto do governo disponibilizar mais de 20 mil vistos adicionais para que imigrantes possam trabalhar em setores que são impactados com a carência de trabalhadores qualificados. Dados apontam que a grande maioria desses vistos foram ou serão destinados a cidadãos da América Latina. Então é importante manter os servidores no país durante esse momento de incertezas”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Notícias

MPF pede teste para Covid em voos domésticos

Órgão entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal do Ceará

Notícias

Projeto de lei busca combater assédio às advogadas

Parlamentar defende política de conscientização e criação de canal de denúncias