Notícias

Cai número de eleitores com menos de 18 anos

Para advogado, fechamento dos cartórios e desinteresse podem explicar queda

28 de setembro de 2020

fabio rodrigues pozzebom agência brasil

O número de eleitores com menos de 18 anos aptos a votar nas eleições municipais deste ano caiu 55,4% em relação ao pleito de 2016, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No total, são pouco mais de 1,030 milhão de brasileiros com 16 ou 17 anos que poderão escolher seus representantes – há quatro anos, eram 2,3 milhões.

Assim, o percentual de eleitores com menos de 18 anos passou a representar menos de 0,7% dos 147,9 milhões de brasileiros com direito de votar, contra 1,6% dos 144 milhões de eleitores em 2016.

Ao R7, o advogado especialista em Direito Eleitoral Tony Chalita, do BNZ Advogados, afirmou que a queda pela metade no número de eleitores com menos de 18 anos, para o quais o voto ainda é facultativo, pode ter sido motivada pelo fechamento dos cartórios em função da pandemia do novo coronavírus e um desinteresse geral dos jovens com a política.

A quantidade de eleitores cujo voto é facultativo cresceu 6,4%, de 13,6 milhões para 14,5 milhões. A alta foi puxada pelos eleitores mais velhos.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Programa de autorregularização de dívidas pode atrair empresas

Lei tem como objetivo incentivar o contribuinte a quitar voluntariamente débitos

Notícias

Paciente que não respeitar quarentena pode incorrer em crime

Para advogados, penalização só ocorreria no caso de comprovação de dolo