Notícias

Responsabilidade de empresas cresce com LGPD, diz advogada

Forma como dados são coletados e uso de informações deverão ser esclarecidos

2 de setembro de 2020

Com a proximidade da entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), empresas correm para se adequar à nova legislação. Especialistas, porém, lembram que a lei foi aprovada em 2018 e que houve tempo suficiente para adaptação.

Ouvida pelo portal 6 Minutos, Ellen Carolina da Silva, sócia do escritório Luchesi Advogados, explicou que a LGPD obriga as empresas a ter mais responsabilidade com os dados que coletam de seus usuários. “Ela precisa informar como é feita a coleta de dados, o que faz com essas informações, com qual finalidade e com quem compartilha. Tudo que ela faz gera uma responsabilidade”, diz.

Possíveis sanções contra empresas, no entanto, só deverão ocorrer daqui um ano, esclareceu Renato Valença, do Peixoto & Cury Advogados.

“As empresas não serão cobradas pelo governo agora. O governo não vai te perguntar se você está cumprindo a LGPD ou te multar (…) Mas o cidadão que se sentir lesado com a utilização de seus dados pode entrar na Justiça com base na LGPD”, disse Valença.

Notícias Relacionadas

Notícias

Família de Amarildo está mais perto de receber indenização

STJ decidiu que estado do Rio deve pagar R$ 500 mil para a viúva

Notícias

Área de recuperação de crédito do NWADV cresce 200%

Escritório oferece serviços de análise para empresas afetadas pela pandemia