Foto: TV Globo/Divulgação
O suspense em torno de quem matou Odete Roitman na reta final do remake de Vale Tudo, que termina no dia 17 de outubro, não está gerando repercussão só entre os fãs da novela. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou no debate com uma crítica à forma como os depoimentos dos personagens foram exibidos na novela, em cenas que foram ao ar na quinta-feira (9).
No capítulo, personagens como Heleninha (Paolla Oliveira), Maria de Fátima (Bella Campos), Marco Aurélio (Alexandre Nero), César (Cauã Reymond) e Celina (Malu Galli) prestaram esclarecimentos à polícia sem a presença de advogados — o que, segundo a OAB, não estaria de acordo com os direitos garantidos pela Constituição na vida real.
“Todo mundo indo depor sem advogado em ‘Vale Tudo’? Na vida real, isso não valeria! A advocacia é indispensável para garantir direitos”, publicou o perfil oficial da OAB na rede social X (antigo Twitter).
Na mesma publicação, a entidade destacou que a atuação da OAB vai além da defesa da classe, e envolve também a proteção das prerrogativas da advocacia, a garantia dos direitos humanos e a defesa da democracia e do acesso à Justiça.
Segundo a OAB, qualquer pessoa investigada ou ouvida em processo tem direito à presença de um advogado. “Ninguém deve ser ouvido em investigação, interrogatório ou audiência sem assistência jurídica. É isso que garante um processo justo e equilibrado.”
A entidade finalizou a manifestação na rede social citando a Constituição Federal. “Na ficção pode até parecer Vale Tudo — Mas na vida real, vale a Constituição.”