Notícias

OAB SP abre inscrições para participação nas comissões temáticas

Atuação voluntária da advocacia integra um dos maiores serviços filantrópicos do país

22 de janeiro de 2025

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) está com as inscrições abertas para a participação de advogados e advogadas nas comissões temáticas da Secional. O edital, disponibilizado nesta terça-feira (21), contém detalhes das informações necessárias para a inscrição.

As inscrições dos advogados e advogadas interessados em fazer parte em um dos maiores voluntariados do Brasil será feita via sistema acessado no site da OAB SP, na área “Faça parte de uma Comissão”. A mudança agiliza o processo para os interessados e para a análise das inscrições pela Ordem paulista. “A informatização das inscrições é mais um avanço da OAB SP, sempre em busca de tornar a instituição mais tecnológica e ágil em seus processos”, ressalta Daniela Magalhães, presidente em exercício da OAB SP.

Em 2024, a Ordem paulista encerrou o ano com um total de 24 mil advogados e advogadas participantes nas 102 comissões da Secional. A partir do trabalho desenvolvido por esses profissionais, que dedicam parte de seu tempo e conhecimento a essa tarefa, a OAB SP publicou, entre 2022 e 2024, 86 notas e 33 livros, além de ter realizado 6.725 eventos.

Qual é o papel das comissões temáticas?

Entre as ações das comissões está o aprimoramento da profissão e a contínua prestação de serviços à sociedade. Esse trabalho é desenvolvido por meio de estudos, discussões de temas de impacto à sociedade e networking. Além disso, as comissões realizam um grande papel institucional, ao estabelecerem elo entre a Ordem paulista e os órgãos públicos.

“A OAB SP ganha força com a participação da advocacia nas comissões. Temos papel fundamental na contribuição do fortalecimento da advocacia, no desenvolvimento jurídico e na defesa dos valores democráticos”, destaca Magalhães.

Interiorização das Comissões

Nesta inscrição, a OAB SP avança ainda mais na modernização. As Subseções estarão mais próximas da Secional e indicarão um representante para participação em cada uma das comissões da OAB SP. A medida amplia a conexão entre capital, interior e litoral, em um permanente intercâmbio de conhecimentos e ideias.

Critérios de participação

Para fazer parte das comissões da Secional paulista, os advogados e advogadas devem estar enquadrados em critérios detalhados no edital. A OAB SP só aceitará inscrições para membros efetivos (advogados (as) com inscrição na Secional paulista), para membros consultores (especialista na matéria afeta), membros correspondentes (presidentes de subseções e de comissões em subseções e/ou outras secionais, e estagiários (regularmente inscrito).

Notícias Relacionadas

Notícias

Banco deve impedir transações que destoam do perfil do cliente

STJ analisou caso em que estelionatário aplicou golpe em clientes idosos

Notícias

STJ anula provas contra médica acusada de antecipar mortes em UTI

Para Quinta Turma, apreensão de prontuários aconteceu com base em mandado genérico e sem delimitação precisa