Notícias

Bolsonaro está inelegível por oito anos, decide TSE

Tribunal julgou a conduta do ex-presidente durante reunião com embaixadores

30 de junho de 2023

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por 5 votos a 2, a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade pelo período de oito anos. Com a decisão, o ex-presidente ficará impedido de disputar as eleições até 2030. Cabe recurso contra a decisão.

O TSE julgou a conduta de Bolsonaro durante reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT.

Conforme o entendimento firmado, Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O ex-presidente fez a reunião dentro do Palácio da Alvorada. Além disso, houve transmissão do evento nas redes sociais de Bolsonaro e pela TV Brasil, emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Nas sessões anteriores, o relator, Benedito Gonçalves, e os ministros Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares votaram pela condenação.

Raul Araújo abriu a divergência e votou para julgar improcedente ação contra o ex-presidente por entender que a reunião não teve gravidade suficiente para gerar condenação à inelegibilidade.

Nesta sexta (30), Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes votaram pela condenação. Nunes Marques foi contra.

*Com informações da Agência Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

App da OAB SP oferece descontos em compras para advogados

Profissionais ainda receberão uma porcentagem em créditos para abater da anuidade

Notícias

Atendente que não foi chamado pelo nome social será indenizado

Rede de farmácias terá de pagar R$ 15 mil em dano extrapatrimonial