Notícias

Ato normativo não pode impor restrição sem previsão em lei

Empresa poderá compensar tributos independente de Escrituração Contábil Fiscal

23 de abril de 2020

O juiz Hong Kou Hen, da 8ª Vara Cível Federal de São Paulo, concedeu liminar a uma empresa do ramo de construção para permitir a compensação tributária, independentemente da prévia apresentação da Escrituração Contábil Fiscal (ECF). A liminar possibilita que a empresa compense o valor de R$ 3,5 milhões de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

O magistrado entendeu que o ato normativo infralegal, especialmente em matéria tributária, como a IN 1.765/2017, da Secretaria da Receita Federal, não pode impor restrição não prevista em lei, sob pena de afronta ao princípio da legalidade.

“A lei é clara, o saldo credor de imposto recolhido em excesso poderá ser compensado pelo contribuinte nos períodos de apuração subsequentes, ou seja, no período de apuração seguinte. Ora, a IN 1.765/2017, ao condicionar o recebimento dos pedidos de restituição e declaração de compensação à prévia apresentação e processamento da ECF, acabou por restringir, ilegalmente, o exercício do direito de repetição de indébito ao mês de julho do período de apuração subsequente”, entendeu o juiz.

A empresa foi representada pelo advogado Roberto Carlos Keppler, sócio do escritório Keppler Advogados Associados.

Notícias Relacionadas

Notícias

STF valida regras que limitaram período de pagamento de pensão por morte

Normas foram promovidas pela então presidente Dilma Rousseff em 2015

Notícias

O banco tomou meu carro. E agora?

Com recorde de financiamentos, crescem apreensões — e a dívida pode continuar