Notícias

TSE anuncia medidas para combater fake news nas eleições

Para advogado, TSE avança pouco sem o auxílio do Congresso Nacional

5 de janeiro de 2022

fabio rodrigues pozzebom agência brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou uma série de resoluções para disciplinar as eleições deste ano, ampliando o número de urnas sujeitas a auditoria e indicando que não vai tolerar ataques ao equipamento. A Corte vai dobrar o número de seções eleitorais submetidas ao teste de integridade dos equipamentos.

Para coibir a propagação de fake news, o Tribunal passou a considerar como agravante a transmissão de informação por meio de redes sociais, inclusive em tempo real, ou envolver menosprezo à condição de mulher ou sua cor, raça ou etnia. A pena-base para a propagação de mentiras é quatro meses a um ano, mas pode ser ampliada em um terço ou pela metade se forem verificadas estas hipóteses estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

Ouvido pela Veja, Joaquim Pedro de Medeiros Rodrigues, do Pisco & Rodrigues Advogados,  avaliou que o TSE não avançou em como impedir a propagação dessas informações falsas. “É difícil a Corte avançar muito sem o auxílio do Congresso Nacional. Veja que uma das mudanças é o prévio cadastramento dos provedores para impulsionamento. Ocorre que a propagação de notícias falsas acontece, muitas das vezes, de forma orgânica e voluntária pelos milhões de consumidores das redes sociais, que são os próprios eleitores”, disse.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Projeto prevê idade mínima de 16 anos para união estável

Texto inclui no Código Civil mesmo requisito para casamentos

Notícias

Livro #Supremologia, de Daniel Vila-Nova, será lançado no STF

Obra propõe agenda pública e transparente de estudos sobre a Suprema Corte