Notícias

STJ deve analisar o direito de imagem em jogos de videogame

Legislação protege atleta nos ambientes físico e virtual, diz advogado

18 de novembro de 2020

O Superior Tribunal de Justiça deve analisar em breve recursos de jogadores de futebol e de ao menos uma federação estadual, a de Minas Gerais, relacionados à cobrança de direitos de imagem por aparições em jogos de videogame. As ações miram desenvolvedoras dos jogos Fifa e Pro Evolution Soccer.

Ao LexLatin, Leonardo Bertolazzi, sócio coordenador do departamento de propriedade intelectual do BNZ Advogados, explicou que a Lei Pelé dá ao direito de imagem de jogadores, reforçando as previsões constitucionais .”Dessa forma, temos que a imagem, o nome ou até mesmo o apelido do atleta possui ampla proteção, tanto no ambiente físico como no ambiente virtual. A exploração comercial da imagem e nome dos jogadores depende de autorização e contrato de cessão”, comentou.

Ainda segundo Bertolazzi, o direito dos jogadores é intransferível – e não pode ser negociado por seus contratantes. “Um ponto interessante nessa temática é que a jurisprudência pátria considera que os clubes ou os sindicatos não possuem autorização para negociar ou ceder a imagem do atleta. O uso da imagem dependerá de contrato e autorização com o próprio jogador”, disse.

Foto: Divulgação/EA Sports

Notícias Relacionadas

Notícias

Uso de água mineral do subsolo para indústria depende de autorização federal

Entendimento da Primeira Turma do STJ foi fixado ao reformar acórdão do TRF4

Notícias

Ato normativo não pode impor restrição sem previsão em lei

Empresa poderá compensar tributos independente de Escrituração Contábil Fiscal