Notícias

STJ decide que condomínio pode proibir aluguel pelo Airbnb

Última palavra sobre o assunto deverá caber aos ministros do STF

24 de novembro de 2021

A 3ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu, na terça-feira (23), que convenções de condomínio podem proibir os proprietários de alugar os seus imóveis por temporada – pelo Airbnb, a plataforma digital, ou outros serviços de locação. A 4ª Turma, que também julga as questões de direito privado, já tinha posição no mesmo sentido.

Com entendimento semelhante nas duas turmas, torna-se praticamente impossível para locadores e empresas avançarem com essa discussão no STJ. A última palavra, no entanto, deverá caber aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Enquanto o caso não chega no Supremo, porém, as decisões do STJ é que devem guiar o Judiciário.

Ouvida pelo Valor Econômico, a advogada constitucionalista Vera Chemin disse que o tema “inclui análise de direitos fundamentais de natureza individual e coletiva”. “De um lado, o direito de propriedade. A liberdade do proprietário de locar o seu imóvel para quem quiser. De outro, o direito coletivo à segurança e sossego dos demais condôminos. Trata-se, indiscutivelmente, de questão constitucional”, avaliou.

Sobre o tema, o Airbnb divulgou a seguinte nota:

“O julgamento se refere a uma situação específica em um condomínio no Paraná e a decisão não determina a proibição da locação via Airbnb ou outras plataformas digitais em condomínios de maneira geral. O aluguel por temporada no Brasil é legal, expressamente previsto na Lei do Inquilinato e não configura atividade hoteleira. Proibir ou restringir a locação por temporada viola o direito constitucional de propriedade de quem aluga o seu imóvel”.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Consignado do Auxílio Brasil é inconstitucional, diz Aras

Para PGR, grupo de alta vulnerabilidade econômica pode ter renda comprometida

Notícias

Réu por venda de crédito de cartão de transporte tem pena mantida

Homem foi preso em estação de trem por obter vantagem de R$ 989 em prejuízo de empresa