Notícias

STF julgará casos relacionados à liberdade religiosa

Por fé, profissionais não exerciam atividades aos sábados

5 de outubro de 2020

Fellipe Sampaio SCO STF

Está previsto para o dia 14 de outubro o julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal) de dois casos relacionados à liberdade religiosa. Os ministros vão decidir se o Estado deve oferecer uma alternativa a quem, por causa de sua fé, não pode exercer atividades aos sábados.

Um deles trata de uma servidora que “cometeu 90 faltas injustificadas durante o período de estágio probatório, em razão de suas convicções religiosas”. A professora não aceitava dar aulas entre o pôr do sol das sextas-feiras e dos sábados.

A Folha ouviu a advogada constitucionalista Vera Chemim sobre o tema. Ela lembrou de outro recurso que está na sala de espera do STF: se alguém pode recusar transfusão sanguínea por motivos religiosos. O caso concreto é o de uma testemunha de Jeová que solicitou tratamento alternativo que não era realizado pela rede pública. A religião proíbe o procedimento.

Segundo Chemim, é um tema “extremamente controvertido, ao contrapor a liberdade religiosa e o dever do Estado de assegurar a prestação de saúde universal e igualitária”. “Ou seja, o objetivo é saber se o exercício da liberdade religiosa justifica o custeio de tratamento de saúde pelo Estado”, diz.

 

Foto: Fellipe Sampaio / SCO / STF

Notícias Relacionadas

Notícias

Multas de trânsito por câmeras de monitoramento passam a valer

Aplicação só pode ocorrer em vias devidamente sinalizadas

Notícias

Fisioterapeuta e terapeuta ocupacional podem indicar tratamentos

STJ reformou entendimento anterior de que caberia exclusivamente ao médico a tarefa