Notícias

Setor rural pede prorrogação de dívidas

Crise pode aumentar inadimplência e pedidos de recuperação judicial

26 de março de 2020

A pandemia do novo coronavírus afetará toda economia. Na agricultura não será diferente. Produtores rurais temem não conseguir pagar parcelas de financiamentos da atual safra.

Ministérios da Agricultura e da Economia já receberam pedidos de suspensão da cobrança do passivo do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e de encargos como FGTS e INSS.

A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) apresentou uma lista de propostas à ministra Tereza Cristina. As sugestões incluem a prorrogação automática de vencimentos de financiamentos de custeio e investimento para pequenos e médios agricultores (com contratos de até R$ 1,5 milhão) e redução do impacto da tributação no setor.

Ao Valor, Antonio Carlos de Oliveira Freitas, sócio do Luchesi Advogados, especialista em recuperação de crédito no agronegócio, disse que o cenário de crise também pode aumentar a inadimplência e os pedidos de recuperação judicial.

Também ao jornal, Vamilson José Costa, sócio do Costa Tavares Paes Advogados, afirmou que, apesar do câmbio favorável e da demanda internacional pelos produtos do agronegócio brasileiro, “muitos produtores já vinham acumulando prejuízos nas últimas safras, tanto por motivos econômicos quanto climáticos”.

Notícias Relacionadas

Notícias

Mesmo informal, ‘festa da firma’ é evento corporativo, lembra advogado

Confraternização também tem responsabilidades trabalhistas

Notícias

Multa prevista em acordo homologado tem natureza de cláusula penal

Terceira Turma do STJ negou provimento ao recurso especial de uma imobiliária