Notícias

Senado e STF criam comissão para estudar mudanças legislativas

Grupo irá propor medidas para desafogar o sistema judiciário

18 de abril de 2022

Agência Senado

O presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, criaram uma comissão de juristas que pretende refletir formas de desafogar o sistema judiciário e reduzir o número de processos e litígios, criando espaço para pautas mais importantes, com prazos e regras mais claras.

O jurista Alexandre Aroeira Salles, doutor em Direito e sócio fundador da banca Aroeira Salles, explica que “o Judiciário no Brasil é abarrotado de processos judiciais, ultrapassando os 100 milhões de litígios”. “A maioria deles decorre de decisões proferidas por agentes administrativos, e o nosso país tem uma das piores legislações de processos administrativos do mundo”, diz.

Especialista em teoria do processo, Aroeira Salles vai integrar a comissão e tem a expectativa de que o Judiciário consiga ganhar mais eficiência a partir dela. “Estamos trabalhando para propor um projeto de lei que consiga aprimorar e dar agilidade ao processo administrativo e tributário. E também gerar mais segurança jurídica, estabilidade, previsibilidade e proporcionalidade da conduta da administração pública na relação com o cidadão. Hoje tudo é muito ineficiente”.

Os membros da Comissão escolheram no dia 12 de abril os juízes Valter Shuenquener de Araújo e Marcus Lívio Gomes como relatores e presidentes das subcomissões de processo administrativo e processo tributário, respectivamente. Os dois serão responsáveis pelo relatório final, que trará as propostas de atualização em formatos de projeto de lei, emendas à Constituição ou outros modelos.

A Comissão de Estudos, que foi instalada no início de março, é formada por 17 juristas e tem o prazo de 180 dias para formular e apresentar o relatório com as propostas de mudanças.

Foto: Agência Senado

Notícias Relacionadas

Notícias

Sanções da LGPD finalmente entram em vigor, mas ‘de leve’ no começo

ANPD já se manifestou no sentido de que não vai buscar atuação no propósito puramente punitivo

Notícias

Rótulo do soro de leite deve ser diferente do leite comum, diz advogada

Procon-SP entendeu haver indícios de publicidade enganosa em produto e solicitou explicações