Notícias

Queda no preço de barril de petróleo preocupa Rio

Advogado lembra que alta do dólar compensa apenas parcialmente queda do preço do barril

16 de março de 2020

A queda no preço do barril do petróleo preocupa o mundo e, em especial, o Rio de Janeiro. No Estado, a economia ainda é muito dependente da commodity e tem na previsão orçamentária o preço do barril a US$ 60.  No último dia 9, o preço do barril chegou a US$ 35 por conta do coronavírus, da redução da demanda pelo petróleo e da tensão entre Rússia e Arábia Saudita.

Grande parte dos royalties custeia as pensões e aposentadorias pagas pelo Rioprevidência.

O estado criou na semana passada um grupo de trabalho liderado pelo governador, Wilson Witzel, seu secretariado e o Rioprevidência. O vice-governador, Cláudio Castro, que também integra o grupo, explicou que o governo estuda planos para contingenciamento de despesas por um período entre 30 e 60 dias e que os salários estão garantidos.

Ao jornal Extra, o advogado especialista em royalties Rodrigo Meyer Bornholdt, do Bornholdt Advogados, lembrou que outra variável importante que impacta nos royalties é o volume do petróleo produzido.

“A alta do dólar compensa parcialmente a queda do preço do barril do petróleo. Porém, com a redução das atividades por conta do Covid-19, o volume também deve decrescer”, explica.

Notícias Relacionadas

Notícias

Advogados apontam pontos polêmicos da MP 936

Presidente vetou trecho que prorrogava seus efeitos

Notícias

STJ vai rediscutir possibilidade de pena abaixo do mínimo legal

Defensoria Pública da União e PGR foram convidadas para audiência pública