Notícias

Provas de CPI têm a mesma validade das obtidas pelo Judiciário

Comissão tem autonomia para convocar testemunhas e até mesmo determinar prisões

12 de maio de 2021

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A CPI da Covid já recebeu 42 documentos e quase mil requerimentos solicitando informações do governo federal e dos estados sobre o enfrentamento à pandemia. A comissão tem autonomia para convocar testemunhas, arrolar autoridades e cidadãos sem cargo público como investigados e até mesmo realizar prisões em flagrante.

Ao Correio Braziliense, Raphael Sodré Cittadino, presidente do Instituto de Estudos Legislativos e Políticas Públicas (IELP), afirmou que as solicitações podem ser feitas pelos próprios parlamentares à Justiça. “Na coleta de provas, a CPI pode requisitar documentos de qualquer fonte pública ou privada, inclusive sigilosos, mediante requerimento aprovado por maioria da comissão. Caso não sejam fornecidos, a CPI pode solicitar ao Judiciário que determine busca e apreensão, pedido que será analisado por um juiz ou tribunal, a depender do foro da pessoa alvo do pedido”, disse.

Cittadino esclareceu, ainda, que a documentação pode embasar pedidos de indiciamentos dos envolvidos e outras ações criminais e civis. “As provas colhidas em CPI embasam o relatório final, que é encaminhado ao Ministério Público para promoção da responsabilidade civil e criminal”, completou.

Já o advogado Joaquim Pedro de Medeiros Rodrigues, sócio-fundador do Pisco & Rodrigues Advogados, afirmou que, apesar de ocorrer no âmbito do Legislativo, as provas produzidas e colhidas pela CPI têm a mesma validade das obtidas pelo Judiciário. “A CPI é um instrumento para colher evidências (provas), que, depois de apuradas, são encaminhadas para a responsabilização dos implicados. Por exemplo: se a CPI identificar que algum crime foi cometido, aciona o Ministério Público, que vai oferecer a denúncia”, explicou. “Toda prova produzida no âmbito das CPIs possui a mesma validade de outras produzidas no curso de um processo judicial. Por isso, podem ser utilizadas em ações para apurar a responsabilidade civil ou até mesmo penal das pessoas investigadas.”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Prescrição impede tanto a cobrança judicial quanto a extrajudicial de dívida

No caso, homem ajuizou ação contra uma empresa de recuperação de crédito

Notícias

Justiça decreta prisão de suspeito de participar da morte de Marielle

Colaboração premiada do ex-PM Elcio de Queiroz serviu de base para detenção