Notícias

Propostas para trabalhar nos EUA devem ser analisadas com cautela

Advogado explica que é longo caminho para obter o visto permanente

11 de abril de 2022

Após intercâmbio nos Estados Unidos para estudar, muitos brasileiros passam a criar a expectativa de viver no país após a conclusão de suas especializações.

Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, explica que existe um longo caminho a ser percorrido antes de conseguir uma permissão de moradia permanente no país. “Ao finalizar o curso é possível pedir uma autorização temporária, que permite trabalhar na sua área de atuação por um período limitado do dia, ganhando um salário também limitado para que você possa adquirir experiência”, pontua.

De acordo com o especialista, é preciso ter cautela ao aceitar qualquer oportunidade de emprego para viver no país. “Muitos oferecem e até vendem vagas de empregos nos EUA, que é uma prática ilegal. A finalidade é fazer com que imigrantes acreditem que irão conseguir um Green Card, possibilitando a residência permanente no país. No entanto, na maioria dos casos, isso não acontece”, lamenta.

Ainda segundo o advogado, os trabalhadores têm grandes possibilidades de conseguir uma autorização de moradia definitiva caso mostrem eficiência e profissionalismo durante o período de autorização temporária. “Pode ser que o empregado goste do trabalho e queira manter o profissional atuando na empresa. Nesse caso, pode ser oferecido um outro tipo de contrato, que eventualmente forneça a oportunidade de um visto de trabalho e até mesmo um Green Card”, relata.

No entanto, Toledo alerta que imigrantes não devem acreditar que, ao se especializar em uma área de atuação dentro dos Estados Unidos, poderão trabalhar e viver tranquilamente no país. “Não se deve, jamais, vincular a conclusão de estudos com a moradia no país. Isso pode acarretar em diversos problemas relacionados às leis imigratórias americanas, inclusive deportação”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Notícias

Parecer sobre exclusão do ICMS dá maior segurança a contribuintes

Advogados consideraram positiva orientação da PGFN a respeito de decisão do STF

Notícias

Indenização por espera em fila gera divergências

Cortes apresentaram condenações divergentes sobre o tema