Notícias

Projeto que permite compra de vacinas pelo setor privado é aprovado

PL é importante, mas não terá efeito imediato, dizem advogados

4 de março de 2021

Na última terça-feira (2), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 534/21 que autoriza estados, municípios e setor privado a comprar vacinas da Covid-19 com registro ou autorização temporária de uso no Brasil.

Até que a vacinação dos grupos prioritários seja encerrada, as doses terão que ser todas doadas ao SUS (Sistema Único de Saúde). Depois dessa etapa, o setor privado poderá ficar com metade das vacinas que comprar, com a condição de que elas sejam aplicadas de forma gratuita. Outros 50% terão que ser enviados ao SUS.

“Neste momento, o que a lei fez foi: em primeiro lugar, impedir que o setor privado compre vacinas que estão aprovadas pela Anvisa – a única aprovada no processo regular é a da Pfizer. Se a Pfizer quisesse vender para clínicas, antes dessa lei, poderia. Agora, já não pode mais. Só pode vender para clínicas se elas doarem 100% para o SUS. A nova lei bloqueou a compra privada das vacinas que forem aprovadas pela Anvisa”, explicou ao LexLatin Raphael Sodré Cittadino, presidente do IELP (Instituto de Estudos Legislativos e Políticas Públicas) e sócio-fundador do Cittadino, Campos & Antonioli Advogados Associados.

“Em segundo lugar, a lei permite que empresas privadas que não sejam clínicas de vacinação possam adquirir as vacinas após a imunização dos grupos prioritários. Isso porque, pelas regras sanitárias no Brasil, só podem adquirir vacinas as clínicas de vacinação – empresas com essa finalidade econômica”, completou o advogado.

Ainda de acordo com Cittadino, a lei não deve ter um efeito prático imediato. “Neste momento, as clínicas não estavam comprando a vacina da Pfizer porque a própria empresa manifestou que não venderia para o setor privado, pois daria prioridade para o setor público. Ou seja, não vai ocorrer agora a compra e a distribuição para as empresas porque os grupos prioritários ainda estão longe de serem totalmente vacinados”.

Wilson Sales Belchior, sócio do RMS Advogados e conselheiro federal da OAB, entende que o PL poderá ampliar os potenciais compradores e fornecedores. “É preciso chamar atenção, no entanto, para alguns pontos, como os critérios para aquisição excepcional de vacinas por estados e municípios, considerando que tempestividade e suficiência são conceitos amplos; e a necessidade de regulamentação da aquisição de imunizantes por pessoas jurídicas de direito privado quanto ao fornecimento de informações e aos requisitos que deverão ser atendidos depois de vacinados os grupos prioritários”.

Notícias Relacionadas

Notícias

Casos vão de uma Corte para outra

Polêmica está em decisões recentes da ministra Maria Thereza de Assis Moura e do ministro Og Fernandes

Opinião

Realidade pós-pandemia: a nova geração dos benefícios flexíveis 

Benefícios são um fator muito importante da relação entre empresas e colaboradores