Notícias

Projeto Comprova rebate vídeo sobre atuação do governo na Amazônia

Coletivo apontou série de erros em produção que circulou na internet

29 de setembro de 2020

Ibama / Divulgação

O Projeto Comprova, coletivo de veículos de imprensa para apurar informações que viralizam nas redes sociais, apontou uma série de erros em vídeo que circulou na internet sobre a atuação do atual governo no combate às chamas e na preservação da Amazônia.

A produção audiovisual, intitulada “Preservar a Amazônia”, afirma, por exemplo, que o presidente Jair Bolsonaro criou um conselho para atuar na proteção da floresta e que “é a primeira vez na história que um governo mobiliza todas as suas forças para combater, de verdade, os ilícitos ambientais.”

De acordo com o Comprova, não é verdade. Bolsonaro apenas reformulou o Conselho Nacional da Amazônia Legal, órgão regulamentado em 1993 por Itamar Franco.

O vídeo afirma, ainda, que a gestão atual prestou mais assistência em saúde aos povos indígenas do que nos últimos cinco anos. Segundo o site Siga Brasil, sistema de informações sobre orçamento público federal, a verba destinada à assistência aos indígenas em 2020 é a menor desde 2015 (R$ 1,4 bilhão).

O Comprova afirma que sua verificação ocorreu por meio de pesquisa de imagem reversa nas ferramentas InViD e Google Imagens. O coletivo também conversou com especialistas e entidades, como o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômico) e o Greenpeace, além de órgãos do governo, como Embrapa, Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde e Fundação Nacional do Índio (Funai).

Foto: Ibama / Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

Vacância de cargos no último ano de mandato exige novas eleições

STF invalidou regras de Pernambuco que afastavam eleições para governador

Notícias

Peixoto & Cury tem duas novas sócias

Advogadas já atuavam no escritório nas áreas trabalhista e de compliance