Notícias

Programa de compliance ganha cada vez mais importância

Ferramenta é fundamental para a longevidade da empresa, diz advogado

12 de setembro de 2023

A relevância do programa de compliance está cada vez mais em evidência à medida que fomenta a ética e a cultura da transparência e da sustentabilidade das organizações. A iniciativa vai além do mero cumprimento das normas. Assegura a manutenção da conformidade legal e promoção da integridade institucional com impacto em todas as frentes da instituição.

Um programa de compliance eficiente pode ser a chave para a obtenção de benefícios significativos. Entre eles estão o fortalecimento da prestação de serviços, a mitigação de riscos e a consolidação de relações comerciais sólidas, o que viabiliza uma gestão mais bem-sucedida.

Raphael de Matos Cardoso, doutor em Direito Administrativo e sócio do Marzagão e Balaró Advogados, ressalta a importância do compliance como ferramenta de governança corporativa, fundamental para a longevidade da empresa, para a consolidação de sua imagem reputacional e o autoconhecimento institucional.

Cardoso destaca o compliance como um mecanismo crucial para o cuidado com a cultura corporativa e, principalmente, para minimizar riscos, com potencial para reduzir custos operacionais ao antecipar possíveis cenários de crises e compreender melhor as atividades da corporação e suas interações internas e externas.“ A prevenção, a detecção e a resolução de inconformidades são consideradas as funções primordiais do compliance, que se constitui como uma ferramenta vital para evitar fraudes e desvios, protegendo de maneira eficaz os ativos da companhia”, diz.

“A estrutura de qualquer bom programa é multidisciplinar e avança sobre todas as áreas da empresa para fortalecer o comprometimento da corporação com as boas práticas e a cultura de integridade”, enfatiza Cardoso.

O compliance contribui para a sustentabilidade da empresa em sentido amplo, “nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, na medida em que as desconformidades não se referem apenas aos fatores financeiros, embora invariavelmente deem origem a desdobramentos econômicos”, conclui.

Notícias Relacionadas

Notícias

Balcão único reduz burocracia para empresas

Novidade finalmente livra empresário dos livros físicos