Notícias

Primeira bolsa de crédito de carbono do Brasil é montada no Rio

Costa Tavares Paes assessorou juridicamente a AirCarbon Exchange

6 de maio de 2022

O primeiro leilão mundial de créditos de carbono para micromobilidade ocorreu , no Rio de Janeiro, no dia 28 de abril. Os créditos gerados pela Tembici – empresa de compartilhamento de bicicletas – foram negociados na plataforma da AirCarbon Exchange (ACX), de Cingapura, que, em parceria com empresas brasileiras, montou no Rio de Janeiro a primeira bolsa de crédito de carbono do país, a AirCarbon Tecnologia S.A. (ACX Brasil).

O Costa Tavares Paes Advogados participou ativamente desse projeto inovador como assessor jurídico da ACX Brasil desde a sua constituição, criação de mecanismos de governança e estrutura contratual, até a conclusão dos trabalhos para o leilão, com a criação de mecanismos de ‘onboarding” para as empresas interessadas em participar do leilão, independentemente do país em que se encontrassem. Atuaram pelo escritório os sócios Antonio Tavares Paes e Mariana Paranhos Lemos e o associado Tiago Jenke.

Antonio Tavares Paes afirma que esse é somente mais um passo para a concretização de novas oportunidades de investimento em créditos de carbono e maior atenção com o meio ambiente global, assuntos que vem mobilizando atenção de governos e entidades do setor privado, com investimentos substanciais esperados para os próximos anos.

Os governos estaduais e municipais têm buscado se antecipar à possibilidade de regulação do mercado de carbono. O assunto tramita no Congresso Nacional. O Rio de Janeiro, por exemplo, é responsável pela produção de 83% de todo o petróleo produzido no Brasil. Além disso, dependente da arrecadação de royalties. Neste caso, o mercado de carbono pode se tornar uma nova fonte de renda do estado.

Hoje, haveria um estoque de 73 milhões de toneladas de CO2, equivalente a R$ 25 bilhões, segundo o governo do Rio. A Floresta da Tijuca, que ocupa 3,9 mil hectares, pode ser importante para a geração de créditos de carbono.

O município do Rio tem o objetivo reduzir a alíquota de ISS de 5% para 2% para plataformas de transação de créditos de carbono, mas isso ainda depende de aprovação no Poder Legislativo.

Notícias Relacionadas

Notícias

Facebook deve indenizar empresa por bloquear conta no Instagram

Decisão destaca que rede social não comprovou qual de suas regras foi violada

Notícias

TSE proibirá transporte de armas por CACs nas eleições

Restrição já foi adotada na disputa presidencial em 2022