Notícias

Prêmio IREE de Jornalismo anuncia vencedores

Breno Pires, do Estadão, é o grande ganhador com série de reportagens sobre o orçamento secreto

3 de dezembro de 2021

O jornalista Breno Pires, de O Estado de S. Paulo, é o vencedor da segunda edição do Prêmio IREE de Jornalismo com sua série de reportagens sobre o orçamento secreto. Iniciado com “Bolsonaro cria orçamento secreto em busca de apoio”, de 9 de maio, o conjunto de 20 trabalhos se estende até “Rosa Weber determina suspensão de pagamentos do orçamento secreto”, de 6 de novembro.

Prêmio IREE de Jornalismo – Política foi conferido à série “UOL investiga: A vida secreta de Jair”, da jornalista Juliana Dal Piva. Veiculado na forma de podcasts em maio passado, o trabalho é composto por quatro episódios: “Caso Queiroz joga luz sobre passado oculto de Jair Bolsonaro”, “As origens do esquema de entrega de salário nos gabinetes dos Bolsonaro”, “Queiroz, amigo com papel central na vida familiar do clã Bolsonaro” e “Investigações sobre Flávio conectam Jair Bolsonaro ao esquema”.

O Prêmio IREE de Jornalismo – Economia e Negócios foi concedido a Adriana Fernandes, Idiana Tomazelli e Gabriela Biló, pela reportagem “A casa dos Brasileiros”, publicada por O Estado de S. Paulo, em 21 de dezembro de 2020. Adriana e Idiana mergulharam nos problemas habitacionais em seis unidades da federação: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

A comissão julgadora da segunda edição do Prêmio IREE de Jornalismo, composta por Daniela Lima, Guilherme Evelin, Lilian Tahan, Raul Juste Lores e Renato Andrade, atribuiu menções honrosas aos trabalhos “Moradores pegam ossos de boi descartados em açougues para alimentar os filhos”, de Bruna Barbosa Pereira para o UOL em Cuiabá, e “Maceió está afundando”, de Raphael Veleda e Igo Estrela, do Metrópoles.

O júri homenageou a agência independente Fiquem Sabendo com “Nota de Reconhecimento pelo Apoio ao Trabalho Jornalístico”. Um processo movido por Fiquem Sabendo junto ao Tribunal de Contas da União obrigou o governo a fornecer dados sobre pensões de militares. As informações embasaram diversas reportagens sobre o tema.

O IREE é uma organização independente voltada à promoção do debate democrático e pluralista e ao aperfeiçoamento da interação dos setores público e privado. O IREE reconhece o papel crucial do jornalismo no progresso institucional do país. O Prêmio IREE de Jornalismo é uma homenagem aos profissionais que se dedicam à disseminação da informação, do conhecimento, à defesa da liberdade de expressão e de opinião.

Notícias Relacionadas

Notícias

O que mudou na realidade do emprego em dois anos e meio sem Ministério do Trabalho?

Número de desempregados aumentou e realidade do mundo do trabalho teve profundas alterações

Notícias

Julgamento sobre marco temporal pode ser retomado neste semestre

Declaração da ministra Rosa Weber ocorreu em visita à aldeia no Amazonas