Notícias

Especialistas tiram dúvidas sobre declaração do IR

Prazo para entrega vai até 30 de abril

2 de março de 2020

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 teve início nesta segunda-feira (2) e vai até 30 de abril. Advogados consultados pela Folha de S. Paulo esclareceram dúvidas mais comuns dos contribuintes.

Para não cair na malha fina, o advogado tributarista do Peixoto e Cury Advogados, Fábio Lunardini, afirma que o pedido do comprovante de pagamento para os profissionais liberais —como médicos, dentistas, advogados, veterinários, entre outros— é muito importante.

“Cada informação, seja de rendimento ou dedução, precisa estar devidamente comprovada, inclusive com o CPF ou CNPJ do beneficiário. Esse é o tipo de informação que a Receita cruza e questiona com frequência. Quanto mais fácil de comprovar o gasto, melhor e menos perigoso de ter a declaração travada”, diz.

Em outra reportagem, o jornal lembra que os contribuintes que investem na Bolsa também precisam declarar todos os investimentos.

Na declaração, a ficha que deve ser preenchida para a modalidade é a de “Bens e Direitos”. Segundo o sócio coordenador do departamento de direito tributário do BNZ Advogados, Gustavo de Godoy Lefone, as informações para o preenchimento do Darf são fornecidas pela corretora, mas também podem ser encontradas no site da Receita.

“Também é possível compensar os ganhos líquidos no próprio mês ou nos meses e anos seguintes em outras operações realizadas”, afirma.

O sócio do PKLC Advogados, Luiz Henrique Mazetto Veronezi afirma, ainda, que é preciso consolidar todos os investimentos.

“Existe multa em caso de atraso e aqueles que operam em mais de uma corretora, não podem esquecer de consolidar tudo”, diz.

Notícias Relacionadas

Notícias

STF equipara ofensas contra pessoas LGBTQIAPN+ a injúria racial

Decisão ocorreu em julgamento de recurso apresentado por associação

Notícias

Cidade não pode obrigar shopping a ter ambulatório de emergência

Para Corte, normas municipais não podem invadir competência da União